RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Gente e Cultura Filmes, séries e livros

Golpe não é a expressão correta, diz presidente do STM sobre Ditadura militar

Em entrevista à CNN, brigadeiro Joseli Camelo fez afirmações que já causam incômodo na Direita e Esquerda

por Franz
17/03/2024
A A

Em entrevista concedida à CNN, o Brigadeiro Joseli Camelo, atual presidente do Supremo Tribunal Militar, afirmou que o uso da palavra “golpe” é um equívoco. A matéria foi publicada hoje no veículo.

Entre outros assuntos, o ministro falou sobre a importância de ter um membro do STM no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assim como abordou a “tentativa” de quebra da democracia, referindo-se claramente aos eventos de 8 de janeiro.

“Quando a gente estuda história, não fala em golpe”. Brigadeiro Joseli Camelo

Ditadura militar?

Ao contrário do que muitos propagam, o brigadeiro fez questão de destacar que o começo do regime militar não foi um “golpe”, conforme muitos veículos e livros de história propagam. Segundo ele, usar o termo golpe não condiz com o início da ditadura no país, mas é fato que houve acertos e falhas, sendo a revolução uma coisa necessária naquele primeiro momento.

Não há necessidade de abordar o tema da ditadura, disse Joseli. Essas palavras seguem a linha de raciocínio do presidente Lula.

“Nós temos acertos e temos falhas. Da maneira com que aconteceu a revolução, naquele primeiro momento, foi uma coisa necessária.”

Brigadeiro Joseli Camelo, sobre o golpe de 1964.

Comunismo.

Sem o menor temor, o Brigadeiro destacou que – durante o movimento do golpe militar – havia um comunismo vindo forte. Porém essa declaração se mantém fixa ao passado do período em questão pois, segundo ele, “isso acabou, isso não existe. Isso, para mim, é uma utopia nos dias de hoje.”.

Mesmo diante das declarações do ministro do STM sobre a inexistência do comunismo, cabe destacar que essa não é a opinião do presidente Lula que assim declarou: “Pela primeira vez na história deste país, nós conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista, um companheiro da qualidade do Flávio Dino.”.

Aliado do atual governo.

É preciso ser absolutamente justo, ter um apoiador em um cargo importante como o de presidente do STM é algo esperado e dentro de uma estratégia de governo. Obviamente que Lula, assim como fez o próprio Bolsonaro, nunca colocaria opositores em cargos de confiança e poder.

Joseli Camelo tem mais de cinco décadas de carreira militar. Ele se destacou no papel de piloto particular de Lula e Dilma durante seus períodos anteriores de governo, o que o coloca em um patamar acima de aliado, sendo um amigo de longa data.

Baixa produtividade.

Questionado sobre o baixo número de processos finalizados pelo STM, o ministro afirmou que ainda há um déficit de juízes militares. “A gente não para de ter processo. Nós estamos sempre julgando.”, disse Joseli sobre a atual sobrecarga dos juízes que compõem o Supremo Tribunal Militar e outras cortes militares.

Como forma de ampliar o prestígio e alcance do STM, o ministro ressaltou – tal como dito no início da matéria – a importância de ter um juiz do STM no CNJ. Em contrapartida, o Congresso Nacional luta para a aprovação da PEC que impedirá militares da ativa a concorrer aos cargos eletivos.

Atualmente, vale destacar, os militares da ativa podem concorrer a tais cargos, porém são obrigados a se transferir para a Reserva Não-Remunerada caso vençam o pleito eletivo, conforme determina o texto constitucional abaixo:

Art. 14, 8º – O militar alistável é elegível , atendidas as seguintes condições:

I – se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade; II – se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.