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Monitorando e vigiando: a segunda geração de “drones” do Exército Brasileiro já está no ar

por JB Reis
10/04/2024
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As Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP), conhecidas popularmente como drones, são uma realidade nas guerras e conflitos atuais.

O Exército Brasileiro tem investido nessa tecnologia e, nesta semana, concluiu a avaliação operacional do SARP Categoria 2, conduzida pelo Comando de Aviação e pelo 1º Batalhão de Aviação do Exército.

Oito metros de envergadura

Com quase oito metros de envergadura, três de comprimento e podendo chegar a uma velocidade de até 100 quilômetros por hora, o SARP CAT 2 conta com autonomia para operar por até oito horas, de dia ou de noite.

O equipamento já passou pela avaliação técnica e agora está sendo testado para a operação em atividades militares.

“Nesta avaliação vamos colocar a aeronave em situação de reconhecimentos aéreos, de eixo, reconhecimentos de locais de possível esconderijos, entre outros, para cumprir as missões de inteligência, reconhecimentos, vigilância e aquisição de alvos”, explicou o major Conrado Arruda, Comandante do Núcleo da Subunidade SARP do 1º BAvEx.

Ainda de acordo com o major, ao final de todas as avaliações, o SARP e os helicópteros devem atuar juntos.

“Com estas aeronaves não tripuladas temos possibilidade de exposição a um risco maior, a uma situação mais perigosa, e assim informar equipes de aeronaves tripuladas. Desta maneira, numa situação real, aeronaves tripuladas e não-tripuladas vão atuando em sinergia e complementando as ações umas das outras para conquistar o objetivo.”

A fim de poder operar este equipamento os militares da Aviação passaram por treinamentos técnicos e teóricos.

Operações de vigilância

Além do SARP CAT 2, a Aviação do Exército já conta com os SARPs categorias 0 e 1, que apoiam a Força Terrestre em todo território nacional em operações de vigilância, segurança e monitoramento de fronteiras, minimizando os riscos e exposições de militares em combate, além de reduzir custos.

Para o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), general de exército Achilles Furlan, esta é uma mudança de fase.

“Depois de algumas décadas, estamos nos lançando em uma capacidade que todas as Forças Armadas do mundo precisam ter: o veículo aéreo não-tripulado. Ficamos contentes de ver a tecnologia nacional envolvida neste projeto e que os profissionais estão se capacitando”.

Em 2022, a Aviação do Exército deu início aos testes de operações com o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas, categorias 0 e 1, confira no vídeo abaixo:

 

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