A Marinha do Brasil é uma das instituições mais renomadas e prestigiadas do país. Não é a toa que muitos brasileiros sonham em conquistar uma vaga na força armada.
Mas para isso é preciso estar bem preparado e conhecer a fundo o concurso ou seleção que pretende se candidatar.
Cada concurso da Marinha segue regras próprias e possui exigências específicas que vão desde a idade ao nível de escolaridade dos candidatos.
Veja a seguir as formas de ingresso disponíveis hoje na Marinha e veja em qual deles você se encaixa:
Concursos de Carreira
Os concursos de carreira são destinados a brasileiros que desejam seguir carreira dentro da Marinha. As seleções acontecem nacionalmente, uma vez por ano. As formas de ingresso nesse caso são:
Ensino Fundamental
- Colégio Naval (CN)
Ensino Médio
- Escola Naval (EN)
- Escola de Aprendizes Marinheiros (EAM)
- Soldado Fuzileiro Naval
- Sargento Músico Fuzileiro Naval
Ensino Técnico
- Corpo Auxiliar de Praças (CAP)
- Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA)
Ensino Superior
- Quadro Complementar da Armada e de Fuzileiros Navais (QC-CA-FN)
- Quadro Complementar de Intendentes (QC-IM)
- Quadro Técnico (QT)
- Quadro de Médicos (CSM-MD)
- Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CSM-CD)
- Quadro de Apoio à Saúde (CSM-S)
- Corpo de Engenheiros (CEM)
- Capelão Naval (CAPNAV)
- Especialização em Enfermagem (C-EENF)
- Residência Médica (PRM)
Seleções Temporárias
Já os brasileiros que desejam ingressar de forma voluntária e temporária na Marinha podem realizar os diversos processos seletivos que são abertos ao longo do ano pelos nove distritos navais espalhados por todo o país.
Podem se candidatar brasileiros de todos os níveis de escolaridade. Os aprovados terão contrato de oito anos.
- Serviço Militar Voluntário (SMV) – Praças
- Serviço Militar Voluntário (SMV) – Oficiais
Etapas
Nem todos os concursos são iguais. Os processos seletivos, por exemplo, destinados ao ingresso temporário, podem ser compostos apenas por avaliação de títulos e experiência profissional.
Já no caso dos concursos, destinados ao ingresso de militares de carreira, costumam ser compostos por mais etapas, que podem variar de acordo com a categoria profissional. Confira quais são:
Prova Escrita: Geralmente dividida em questões objetivas e/ou discursivas, essa etapa avalia o conhecimento teórico dos candidatos sobre os temas estipulados no edital.
Teste de Aptidão Física (TAF): Visa avaliar a capacidade física dos candidatos, por meio de testes como corrida, natação, flexões e abdominais.
Avaliação Psicológica: Tem como objetivo analisar as características psicológicas dos candidatos, verificando se possuem o perfil adequado para integrar a Marinha.
Inspeção de Saúde: Realizada por profissionais da área médica, essa etapa verifica se o candidato está apto para exercer as atividades previstas na carreira naval, considerando seu estado de saúde física e mental.
Curso de Formação: Após ser aprovado em todas as etapas anteriores, o candidato selecionado é encaminhado para um curso de formação, onde receberá treinamento específico para desempenhar as funções esperadas.
Dicas para o Sucesso
Depois de definir para qual edital você deseja concorrer a uma das vagas é hora de começar a se preparar.
Para isso, o primeiro passo é conhecer o edital. Estude cuidadosamente o edital do concurso. Ele contém informações cruciais sobre as vagas disponíveis, requisitos, etapas do processo seletivo e conteúdo programático das provas.
Hora de estudar
No edital é possível consultar todo o conteúdo programático das provas. Por isso, é importante prestar atenção a essa parte do documento e começar um cronograma de estudos baseados nas disciplinas que serão cobradas.
Utilize materiais de estudo confiáveis, como livros didáticos, apostilas específicas para concursos da Marinha, e recursos online, como videoaulas e simulados.
Lembre-se também de dedicar tempo para revisar os principais conteúdos cobrados nas provas, que geralmente incluem disciplinas como Português, Matemática, Física, Química, História e Geografia do Brasil, além de conhecimentos específicos da área escolhida.
Exame físico
Além do estudo teórico, a maioria dos concursos da Marinha exige teste de aptidão física. Portanto, não subestime a importância de estar bem preparado fisicamente. Os concursos da Marinha exigem um bom condicionamento, ou seja, mantenha uma rotina de exercícios adequada.
Documentação
Um detalhe muito importante, mas que passa batido pelos candidatos é a documentação. Antes mesmo de realizar a candidatura, verifique todos os documentos e exigências do edital. Um documento faltante pode impedir a realização da matrícula e o candidato aprovado acaba perdendo a vaga.
Faça um check-list de toda a documentação e providencie tudo com o máximo de antecedência.
Disciplina e Dedicação
Mantenha uma rotina de estudos disciplinada e esteja sempre atualizado sobre as informações relacionadas ao concurso.
Concentre-se ainda em manter a persistência. A jornada rumo à aprovação pode ser longa, mas com determinação, é possível alcançar o sucesso.
Outra dica legal é buscar apoio e orientação de professores, colegas e profissionais que já tenham passado pela experiência de concursos militares e absorver o máximo de dicas e ideias motivadoras que puder.