ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
As fortes chuvas que assolam a região Sul do País, especialmente o estado do Rio Grande do Sul, têm previsão de continuarem nos próximos 4 (quatro) dias. Segundo a Defesa Civil do RS, mais de 140 (cento e quarenta) municípios foram afetados, causando grande número de desabrigados e desalojados.
Neste momento, o Cmdo Op Cj TAQUARI II, comandado pelo General de Exército HERTZ, contribui no apoio à Defesa Civil, empregando 25 (vinte e cinco) Organizações Militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea, com 932 (novecentos e trinta e dois) militares operando no terreno. Estão sendo empregadas 68 (sessenta e oito) viaturas e equipamentos de engenharia, 15 (quinze) embarcações e 14 (quatorze) aeronaves.
O Comando Operacional Conjunto vem desempenhando as atividades de coordenação Civil-Militar com a Defesa Civil RS; apoio em comunicações; transporte e resgate de desalojados e desabrigados; busca de desaparecidos; reconhecimentos de Engenharia; desobstrução de vias; apoio logístico; montagem postos de triagem e abrigos emergenciais; e transporte aéreo logístico.
Estão em fase de planejamento o lançamento de pontes, assim como o gerenciamento e a execução da estocagem, do transporte e da distribuição de donativos. Um Hospital de Campanha, com capacidade de 60 (sessenta) leitos, transportado pela FAB está sendo instalado em Lageado e outros dois módulos de Hospital de Campanha do Exército, ambos com capacidade de 60 (sessenta) leitos estão no Rio de Janeiro, em condições de serem embarcados para a região afetada.
Informações recebidas do Exército Brasileiro – Revista Sociedade Militar