Notícia do dia 27 de abril no G1 dizia que um jovem, de 19 anos, morreu após passar mal durante um acampamento básico de treinamento do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, realizado no dia anterior, sexta-feira (26), na cidade de Bela Vista (MS) – a 324 quilômetros de Campo Grande. A vítima foi identificada como Vinícius Ibanez Riquelme.
Em nota, o Exército informou que Vinícius participava de um acampamento de instrução básica, quando passou mal, apresentando sintomas de febre, diarreia e com pressão instável. Após ser hidratado e medicado e sem ter melhoras, o soldado foi levado para o hospital de Bela Vista, onde foi diagnosticado com choque séptico.
A nota dizia ainda que o soldado Vinícius fora transferido para Santa Casa de Campo Grande por volta das 19h de sexta-feira, mas não resistira e morrera na manhã do dia 27, sábado, por volta das 7h.
O Exército informou que as causas da morte estavam sendo apuradas e os familiares da vítima estavam recebendo apoio médico, psicológico e de suporte espiritual. Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar os fatos.
AFASTAMENTO DO COMANDANTE
Segundo um jornal local, a morte do soldado fez com que mães de outros recrutas da unidade procurassem grupos de advogados para denunciar práticas de tortura na unidade do Exército.
Na manhã dessa quinta-feira (09), advogados do grupo ‘Juristas pela Democracia-MS’ protocolaram junto à OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Campo Grande) um pedido de afastamento do comandante responsável pelo regimento.
A Dr. Giselle Marques, uma das advogadas que assinou o pedido, disse que o comandante “continua em exercício e abre brecha para que a investigação que está acontecendo lá possa ser contaminada. As mães dos militares que continuam trabalhando lá estão aflitas, estão com medo de que seus filhos possam estar sendo vítimas de maus-tratos”.
O que se pode apurar na comunicação do Exército até o presente momento é que o comandante do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Coronel de Cavalaria Kenji Alexandre Nakamura não sofreu nenhum tipo de afastamento, já que consta no site da Força terrestre na mesma função.
O PT ENTRA NO JOGO
Em seu perfil no X-Twitter, o deputado estadual do Partido dos Trabalhadores pelo Estado do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT cobra o Exército sobre a morte do soldado Vinícius Ibanez Riquelme no 10º Regimento de Cavalaria, em Bela Vista.
Segundo o parlamentar, referindo-se inicialmente à Assembleia Legislativa do Estado, “esta casa não pode se omitir diante dos fatos terrivelmente negativos que ocorreram no treinamento militar da unidade do exército em Bela Vista“.
O deputado afirmou também sobre a morte do soldado de 19 anos: “a história de que não passou de mera virose não é verdadeira. Tenho aqui fotografia do corpo do menino que faleceu com rosto absolutamente desfigurado.”
Zeca do PT disse estar “preocupado com o que acontece no nosso estado“, e que iria dialogar em Bela Vista com as famílias das vítimas “de violência no treinamento“, e que pretende “levar até as últimas consequências a apuração dos fatos” que resultaram na morte do soldado do Exército.