Em uma ação inédita de cooperação entre as Forças Armadas Brasileiras, a Marinha do Brasil (MB) e o Exército Brasileiro (EB) uniram esforços para garantir o abastecimento de combustíveis em Porto Alegre (RS), região que ainda sofre com os efeitos das enchentes.
A manobra, que envolveu o transporte de 12 mil litros de combustível por meio do Navio-Patrulha (NPa) “Babitonga”, garantirá a continuidade das operações de resgate e distribuição de suprimentos por pelo menos dois meses, beneficiando mais de 2,2 milhões de pessoas afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul.
Diante da impossibilidade de desabastecimento do NPa “Babitonga” no cais de Porto Alegre, submerso por dois metros de água acima do limite suportado pelo terminal portuário, a solução encontrada foi audaciosa: a transferência do combustível para uma portada (balsa militar) montada por militares do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE Cmb) do Exército. A operação complexa, assemelhando-se a uma manobra em alto mar devido às condições climáticas adversas, exigiu expertise e trabalho em conjunto das Forças Armadas.
“Nesse sentido, o recebimento de combustíveis, diesel e gasolina foi fundamental para todo o nosso esforço logístico”, destaca o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Rodrigo Tavares. “Com esse combustível, estamos conseguindo manter nossas viaturas operativas, caminhões e embarcações em plena atividade”.
Com a entrega do combustível, as equipes de resgate e distribuição de suprimentos, como água potável e alimentos, podem seguir atuando sem interrupções, garantindo o bem-estar da população atingida.
A manobra entre Marinha e Exército, considerada inédita pela Agência Marinha de Noticias, demonstra a capacidade de interoperabilidade das Forças Armadas brasileiras, unidas em prol da população.
“Não havia procedimento operacional padrão para o transbordo de suprimento de um navio da Marinha para uma portada do EB. A missão, coroada de êxito, demonstrou a interoperabilidade entre o EB e a Marinha do Brasil, em um esforço integrado das Forças Armadas que permite a continuidade das ações humanitárias em prol da população do Rio Grande do Sul”, avalia o Coronel Rafael Farias, Comandante do 6º BE Cmb.
Além do combustível, o NPa “Babitonga” também transportou 5 mil litros de água e uma tonelada de donativos, que foram descarregados em embarcações menores da Capitania dos Portos de Porto Alegre para distribuição à população local. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul estima que mais de 2,2 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes em todo o estado.