A Força Aérea Brasileira (FAB) informou em nota que o ponto de arrecadação de doações no Recife, Pernambuco, foi alterado. Inicialmente as doações estavam sendo concentradas no Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes.
Agora, no entanto, as pessoas que desejarem contribuir com donativos devem se dirigir até a Base Aérea do Recife, no Jordão, zona sul da cidade.
As doações estão sendo recebidas 24 horas por dia.
“Em qualquer horário que o cidadão quiser ir doar, haverá pessoal para receber”, afirmou a FAB em nota.
Mais de 565 toneladas de doações já foram enviadas
Mais de 565 toneladas de donativos já foram despachadas à Base Aérea de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul até a noite do último domingo, 19 de maio.
A base aérea centraliza o recebimento das cargas que chegam ao estado e coordena a distribuição para os mais de 830 abrigos locais.
A FAB está utilizando 20 aeronaves na operação, chamada de Taquari 2, que até o momento já chegaram a mais de mil horas de voo.
Atuam também na operação 3.153 militares.
O que doar?
Entre os itens com maior necessidade no momento, segundo a FAB, são colchões em bom estado, cobertores, fraldas, absorventes femininos e roupas de cama e frio.
As doações devem estar em condições imediatas de uso, ou seja, limpas e separadas por categorias para facilitar o trabalho de distribuição. Na hora de doar, por exemplo, é importante separar as roupas por tipo, sexo e idade, como, por exemplo, roupas de inverno, roupas masculinas, roupas de crianças e assim por diante. Sapatos devem ser doados com os cadarços amarrados entre os pares para evitar extravios.
Outra dica da FAB é evitar o uso de sacolas plásticas e dar preferência para caixas de papelão que são mais fáceis de serem transportadas e podem ser identificadas com maior facilidade.