RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Forças Armadas Marinha

Marinha sobe o tom sobre PEC das Praias: “pilares essenciais para a defesa da soberania nacional”

Força Marítima se pronunciou após polêmica envolvendo possível privatização das praias

por Campos
05/06/2024
A A

A Marinha rompeu o silêncio e se pronunciou sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 3/2022, que transfere os terrenos de marinha aos seus ocupantes particulares mediante pagamento.

De acordo com a SPU (Secretaria de Patrimônio da União), existem mais de 500 mil terrenos de marinha no país. 

Em nota divulgada à imprensa, a Marinha afirma que as áreas são “pilares essenciais para a defesa da soberania nacional, o desenvolvimento econômico e a proteção do meio ambiente”.

A corporação ainda cita a importância das atividades econômicas relacionadas aos ambientes marinhos e fluviolacustres (referente a rios e lagos) e a necessidade de proteção dos 8,5 mil quilômetros de litoral brasileiro. 

No mesmo comunicado, a Força Marítima esclareceu que os terrenos de marinha não são de sua propriedade. E sim da União, conforme estabelece o Decreto-Lei número 9.760 de 5 de setembro de 1946.

“Estas áreas, estabelecidas desde 1831, são propriedades da União e compreendem áreas localizadas na costa marítima, margens de rios e lagoas — até onde houver influência das marés —, manguezais, apicuns, além das que contornam ilhas costeiras e oceânicas”.

A chamada PEC das Praias voltou a ficar em evidência no dia 27 de maio, devido à audiência pública realizada no Senado sobre o tema. A proposta, apresentada em 2011 pelo então deputado federal do Pará Arnaldo Jordy (Cidadania-Pará), foi aprovada em 2 turnos na Câmara em fevereiro de 2022 e tem como relator atual o senador Flávio Bolsonaro. 

Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, disse nesta segunda-feira, 3 de junho, que o governo federal é contra a proposta que privatiza o acesso às praias e prometeu que vai trabalhar para suprimir esse trecho do projeto que tramita atualmente na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). 

A PEC 3/2022 também está no ambiente de consulta pública do Senado. Até a tarde desta terça-feira, 4 de junho, mais de 149 mil pessoas já se manifestaram contra a proposta, enquanto pouco mais de 2 mil são favoráveis.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.