RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Aviação Militar

Entenda como a FAB está auxiliando aviões detidos no RS a decolar novamente

Na última sexta-feira, dia 14 de junho, controladores de voo da FAB se deslocaram até o aeroporto para apoiar a decolagem de oito aeronaves.

por Anna Munhoz
18/06/2024
A A

Desde quando o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, RS, foi fechado após as fortes chuvas que atingiram o estado, as aeronaves que estavam por lá foram impedidas de decolar.

Essa retenção de aeronaves, no entanto, está sendo sanada com a ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB) por meio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO), unidade pertencente ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Na última sexta-feira, dia 14 de junho, controladores de voo da FAB se deslocaram até o aeroporto para apoiar a decolagem de oito aeronaves de pequeno porte que estavam retidas em hangares do aeródromo.

O Capitão Luis Alberto Marquetti, Chefe da Seção de Operações do DTCEA-CO, informou que essa é a segunda missão do tipo realizada em menos de uma semana. “Nós temos controladores de tráfego aéreo que são da Torre Porto Alegre, conhecem a área e operavam, aqui, antes do fechamento do aeroporto”, explicou.

Ainda, segundo a FAB, além dos profissionais, a operação também exigiu o deslocamento de equipamentos para garantir uma decolagem segura das aeronaves.

“Dessa forma, conseguimos proporcionar o Serviço de Informação de Voo de Aeródromo, passando autorização de plano de voo, dados meteorológicos e outros requisitos previstos para decolagens em condições visuais de aeródromo dotado deste serviço”, disse.

Aeroporto Salgado Filho deve reabrir somente em dezembro

O Aeroporto Salgado Filho, fechado há mais de um mês por conta das chuvas deve reabrir somente em dezembro, segundo informou o ministro da reconstrução do RS, Paulo Pimenta.

Em entrevista ao Programa Raio X, no dia 03 de junho, o ministro disse que a situação do aeroporto é muito grave e, por isso, não há previsão de reabertura antes do natal.

“A administração do aeroporto informou que todos os equipamentos de navegação e sinalização vão precisar ser recomprados. Se o pedido fosse feito hoje, por exemplo, apenas daqui quatro meses que iríamos receber. Além disso, esse pedido só pode ser feito depois de concluída a sondagem de estragos e esse serviço vai levar 45 dias. Fora todo o tempo de instalação e testagem… Então eu acho que não reabre antes de dezembro. Eu acho que a gente tinha que ter um objetivo, como por exemplo fazer funcionar até o natal”, disse o ministro.

Desde a data do fechamento, em 3 de maio, mais de 600 mil passageiros deixaram de embarcar nos 5,4 mil voos previstos.

Limpeza já começou

A limpeza do aeroporto já teve inicio. A Fraport, administrado do aeroporto, está concentrando o trabalho de limpeza e avaliação dos danos em todas as estruturas do complexo.

Cerca de 4 mil funcionários estão atuando no local. O aeroporto está tomado por mato, lixo e lama desde a pista de pouso até a área das bagagens.

A ANAC realizou uma vistoria no aeroporto nessa segunda-feira e constatou a necessidade de reformas na pista, onde, inclusive, é possível notar o asfalto esfarelando.

“O caminho critico é a pista. Visualmente pode parecer que está tudo bem. Podemos limpar e começar. Infelizmente temos que passar por um programa de sondagens e testes de 45 dias, para entender [o impacto do alagamento]”, disse Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil ao G1.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.