Sabia que você pode ingressar na Marinha do Brasil como militar temporário sem precisar prestar concurso público? Para isso, a força armada divulga regularmente editais para ingresso no Serviço Militar Voluntário. Um deles é destinado ao RM2 que, nada mais é, do que a Reserva da Marinha de 2º Classe.
Para os editais dessa categoria são lançadas oportunidades que contemplam tanto a função de Oficial, quanto de Praças. As profissões aceitas são as mais diversas e se encaixam no quadro técnico da Força. Porém, segundo informa a própria Marinha, o RM2 realiza as mesmas funções que um militar de carreira, durante seu tempo de permanência.
O brasileiro que ingressa de modo temporário e voluntário pode permanecer por, no mínimo, 12 meses a até, no máximo, oito anos ou 96 meses, sendo, após esse período, desligado da Marinha.
RM2 da Marinha: três portas de entrada
Ao todo, são três portas de entrada para quem deseja fazer a seleção para o SMV e ser um militar RM2, sendo:
- 2 para Praças (Marinheiro especializado – nível fundamental completo mais Curso de Formação Inicial e Continuada ou como Cabo – nível médio técnico completo);
- 1 para Oficial (Primeiro Tenente – nível superior completo).
Salários de um RM2
Os rendimentos para os RM2 podem chegar a cerca de R$ 11 mil mensais, no caso de oficiais, contando com os adicionais, além de outros benefícios como alimentação no local, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar, psicológica, religiosa etc.
Requisitos Básicos
Para ser um militar temporário da Marinha, o candidato deve atender, basicamente, aos seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 45 anos (dependendo da categoria e especialidade);
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares;
- Ter concluído o ensino médio ou superior, dependendo de cada edital;
- Não possuir antecedentes criminais.
Inscrição
Os processos seletivos para temporários são publicados no site da Marinha em cada uma das páginas dos nove distritos navais brasileiros.
O interessado pode realizar consultas periódicas no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Em seguida é necessário clicar em “Serviço Militar Voluntário” e no Distrito Naval de interesse, ler o aviso de convocação na íntegra para ver se cumpre todos os requisitos (documento que rege a seleção) e inscrever-se.
Seleção
Após a inscrição, o candidato passará pelas diversas etapas de seleção que podem incluir exames de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e entrevista.
Curso de Formação
Se aprovado em todas as etapas, o último passo é a convocação para o curso de formação, conhecidos também como Estágios. Esses estágios são divididos em duas etapas: a primeira é o Estágio de Qualificação de Prática Militar-Naval (E-QPM), com duração de 11 semanas e a segunda acontece em uma OM, durante um ano.