RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Aviação Militar

Quem é o piloto com maior tempo de voo no icônico A-10 “Warthog” que se aposenta com mais de 7.500 horas no ar e 23 tanques destruídos em um só dia.

Tenente-coronel John "Karl" Marks encerra sua carreira histórica na Força Aérea dos EUA, deixando um legado de missões arriscadas e habilidades incomparáveis em combate aéreo.

por Alves
06/09/2024
A A
PILOTO A-10

O tenente-coronel John “Karl” Marks, piloto com o maior tempo de voo registrado no A-10 Thunderbolt II, também conhecido como “Warthog”, se aposentou no final do mês passado, encerrando uma notável carreira de 37 anos na Força Aérea dos Estados Unidos. Com impressionantes 7.500 horas de voo, Marks fez história como um dos pilotos mais experientes dessa icônica aeronave de ataque ao solo.

Nascido em Kansas City, Kansas, Marks deu início à sua carreira militar em 1987 e rapidamente se destacou nas operações de combate. Durante a Guerra do Golfo, em 1991, Marks e seu companheiro de voo, o então capitão Eric “Fish” Salomonson, realizaram uma das missões mais notáveis do conflito, destruindo 23 tanques iraquianos em um único dia. A dupla enfrentou condições climáticas adversas, voando sob baixa visibilidade e em meio a fortes sistemas de artilharia antiaérea.

O desempenho de Marks na Guerra do Golfo foi apenas o início de uma longa trajetória de combate. Ao longo de sua carreira, ele realizou 13 implantações, incluindo a participação na Guerra do Afeganistão. Com 358 missões de combate, Marks passou mais de 1.161 horas em missões críticas, muitas vezes em situações de “troops-in-contact”, onde tropas terrestres enfrentam o inimigo diretamente e dependem do apoio aéreo para sobreviver.

Marks acumulou um extenso arsenal de vitórias durante sua carreira. Ele disparou mais de 180 mil tiros de 30mm, lançou quase 350 bombas e utilizou 59 mísseis Maverick em missões de combate. Seu esforço foi reconhecido com inúmeras condecorações, incluindo a Distinguished Flying Cross, 18 Air Medals e 11 Aerial Achievement Medals, entre outros prêmios.

Mesmo fora de combate, Marks era conhecido por sua determinação em participar de missões. O general aposentado Brian Borgen, que conduziu a cerimônia de aposentadoria, relembrou um incidente de 2002, quando Marks ficou indignado por não ter sido convocado para uma missão no Afeganistão. “Ele veio até mim e perguntou: ‘Por que eu não estou indo?'”, relatou Borgen.

Em uma de suas missões mais complexas, em 2014, Marks mostrou toda a sua habilidade ao coordenar um ataque no Vale de Kunar, no Afeganistão. Durante a missão, ele teve que assumir múltiplos papéis, agindo como piloto, controlador de tráfego aéreo e controlador de ataque terminal conjunto. Sua habilidade garantiu a segurança de um grupo de forças especiais afegãs e americanas, que conseguiram escapar com apenas ferimentos leves.

Ao longo de sua carreira, Marks não apenas participou de combates, mas também desempenhou um papel essencial na formação de novos pilotos. Quase um terço de suas horas de voo foram dedicadas ao treinamento de novos pilotos, preparando-os para missões de combate. Com 598 horas como avaliador e mais de 2 mil horas como instrutor, Marks foi fundamental para manter o alto nível de prontidão dos pilotos de A-10.

Seu compromisso com o treinamento ficou evidente em 2021, quando Marks alcançou a marca de 7.000 horas de voo. Ele insistiu em realizar essa missão ao lado do piloto mais jovem do esquadrão, o tenente Dylan Mackey, cujo pai, o general aposentado Jimmy Mackey, havia voado com Marks décadas antes. “Aprendo algo novo toda vez que voo com ele”, comentou o jovem Mackey.

Agora, com a aposentadoria de Marks e a possível desativação futura do A-10, é improvável que outro piloto chegue perto de suas marcas históricas. No entanto, seu legado permanecerá, tanto nas missões de combate quanto nas lições que passou aos pilotos mais jovens. Como destacou um de seus colegas, o coronel aposentado Gregg Montijo: “Marks provou que não é preciso ter estrelas no ombro para causar um impacto duradouro na Força Aérea.”

Com seu estilo único e dedicação ao combate, o tenente-coronel John Marks encerra sua carreira como um dos pilotos mais respeitados da história da aviação militar dos Estados Unidos.

Com informações de: Ariandspaceforces

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.