A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgou uma simulação em vídeo que pode ajudar a esclarecer os motivos da causa do acidente e o que poderia ter provocado a queda da aeronave.
O avião da Voepass caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, no dia 09 de agosto, culminando na morte de todos os 62 pessoas, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.
De acordo com o Cenipa, a animação foi produzida tendo como base as informações da caixa preta do avião. O dispositivo armazenou, além dos áudios da cabine, outras informações relevantes para a investigação, como altitude, velocidade, posição das manetes, botões acionados, entre outros dados técnicos da aeronave.
O vídeo, juntamente com o relatório preliminar do acidente, foi divulgado na última sexta-feira, dia 06 de setembro. Clique aqui para acompanhar o relatório.
Falhas no sistema anti-gelo
Durante a apresentação, o investigador-encarregado do Cenipa, tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, esclareceu que os pilotos da Voepass conversaram entre eles sobre um problema no sistema antigelo logo no início do voo.
“Os tripulantes comentam sobre falhas no sistema de boot das asas (os que quebram o gelo)”, disse o tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, chefe do Cenipa. Ainda segundo Fróes, o copiloto, apenas dois minutos antes do acidente, haveria dito “bastante gelo”.
Outra informação importante apontada pela investigação do Cenipa foi que o sistema antigelo do avião chegou a ser acionado algumas vezes pelos pilotos durante o voo. Mas que, em algum momento, o avião acabou voando por seis minutos com aviso de gelo sem que o sistema de degelo houvesse sido ligado.
Especialistas em aviação afirmam que a principal causa do acidente foi a formação de gelo no avião. Entretanto, o Cenipa ainda não divulgou o relatório final do acidente.
Manutenção em dia
O Cenipa informou também que a aeronave estava com os registros de manutenção atualizados, assim como o avião tinha as licenças necessárias para voar, bem como para operar em condições de gelo. Os pilotos tinham treinamento especifico para voar em situações desse tipo.