RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Geopolítica

Tem vontade de fazer parte do Exército ucraniano? Portas abertas para estrangeiros, recrutamento agora liberado para lutar contra a Rússia

Descubra como a Ucrânia está fortalecendo seu exército com o recrutamento de estrangeiros e apátridas, em uma nova medida de sobrevivência contra a Rússia

por Noel Budeguer
01/10/2024
A A

A Rada Suprema aprovou uma lei que habilita cidadãos estrangeiros e apátridas a se alistarem no exército, nas Forças Armadas e na Guarda Nacional.

O Parlamento da Ucrânia aprovou um novo projeto legislativo que permite o recrutamento militar de cidadãos estrangeiros, em meio aos problemas de mobilização que as Forças Armadas estão enfrentando após mais de dois anos e meio do início da invasão russa.

A medida contou com o apoio de 278 deputados da Rada Suprema, o órgão unicameral ucraniano, conforme informou o porta-voz parlamentar do partido Voz, Yaroslav Zhelezniak, em sua conta na plataforma de mensagens Telegram.

A norma contempla, entre outras questões, a possibilidade de que cidadãos estrangeiros e apátridas possam assinar contratos com as Forças Armadas, a Guarda Nacional da Ucrânia, assim como com o Serviço Especial de Transporte do Estado, uma unidade militar responsável pelo funcionamento das redes de comunicação.
Além disso, inclui a criação de um centro oficial de recrutamento para pessoas de outros países dentro do território ucraniano, detalha Zhelezniak.

A escassez de efetivos à medida que a guerra avança tem sido um dos principais problemas da Ucrânia e de seu Exército, que iniciou uma campanha para evitar que cidadãos em idade militar deixem o país, até mesmo instando seus aliados a adotarem medidas para obrigar a volta daqueles que partiram.

Medidas de recrutamento forçado e incentivos financeiros

Embora a presença de pessoal estrangeiro tenha sido uma constante desde o início da invasão russa, para resolver a falta de efetivos, o governo também recorreu ao alistamento forçado e à população carcerária, oferecendo redução de penas em troca de serviço militar.
Em abril, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou uma polêmica lei para tentar ajudar Kiev a impulsionar o recrutamento, visando repor as forças enfraquecidas e se defender da contínua agressão russa.

Soldados ucranianos nas instalações do ‘Toledo Training Command’ na Espanha (Eusebio García del Castillo – Europa Press).

Com a lei de mobilização, espera-se facilitar a identificação de todos os homens elegíveis para o recrutamento no país. Muitos têm evitado o serviço militar obrigatório ao evitar o contato com as autoridades.
A lei também oferece incentivos aos soldados, como bônus em dinheiro ou fundos para a compra de uma casa ou carro, algo que, segundo analistas, a Ucrânia não tem condições financeiras de arcar.

Desafios com a rotação e capacitação de soldados do exército

Desde que a invasão em grande escala começou em fevereiro de 2022, a Rússia capturou quase um quarto da Ucrânia. Superada em número e em armamentos, a Ucrânia precisa urgentemente de mais tropas e munições, especialmente diante do aumento das incertezas quanto ao apoio militar ocidental.

A lei não incluía uma disposição que permitiria a rotação das tropas que completaram 36 meses de combate. Soldados exaustos não têm como tirar um descanso da linha de frente devido à escala e à intensidade da guerra atual.

A Ucrânia já sofre com a falta de soldados capacitados e aptos para o combate, e desmobilizar os que estão no front agora privaria as forças ucranianas de seus combatentes mais experientes.

Em dezembro de 2023, Zelensky disse que o exército ucraniano queria mobilizar até 500.000 soldados adicionais. Desde então, o chefe do exército, Oleksandr Syrskyi, conduziu uma auditoria e afirmou que os soldados poderiam ser rotacionados da retaguarda para a linha de frente. O número de recrutas foi revisado, mas ainda não foi divulgado.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.