Um pequeno país da América Central, praticamente equidistante do sul dos EUA, do noroeste da Venezuela e a oeste de Cuba. É a este estratégico ponto focal que os Estados Unidos doaram material militar no valor de quase 13 milhões de dólares. Considerando a taxa de câmbio de 1 USD = 5,69 BRL, esse montante equivale a 74,7 bilhões de reais.
Vale lembrar que o orçamento militar brasileiro para 2024 é de aproximadamente R$ 133,6 bilhões. Destes, cerca de 78% (ou R$ 77,4 bilhões) destinam-se ao pagamento de salários, pensões e benefícios dos militares da ativa, reserva e pensionistas
A doação foi publicizada durante evento aberto à imprensa em que participaram o ministro da Defesa da Guatemala, Henry Saenz, e a chefe do Comando Sul dos EUA, general Laura Richardson.
A entrega ocorreu na quarta-feira da semana passada. Conforme publicado no perfil X do USS South Command, a doação inclui “peças de reposição para veículos, barcos e aeronaves, bem como equipamentos de comunicação e proteção individual para ajudar a fortalecer a segurança da Guatemala e os esforços contra o tráfico ilícito”.
ORÇAMENTO LIMITA ATÉ AS DOAÇÕES
No perfil X de uma agência de notícias local, o ministro Saenz, em seu discurso dado à mídia, acrescentou que também receberão motores para barcos do comando das forças especiais navais, peças de reposição para veículos jipes, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, bem como o navio patrulha Hunahpú.
Saenz asseverou que nos últimos tempos a “colaboração” entre os EUA e a Guatemala permitiu um melhor direcionamento dos recursos doados, pois admitiu que os equipamentos que receberam tinham “um alto custo de manutenção”, razão pela qual acabaram tendo uma vida útil curta.
“Não poderíamos ter equipamentos muito modernos porque nosso orçamento muito limitado não nos permitiria mantê-los adequadamente. Então, ambos concordamos e eles doam o que precisamos”, disse Saenz.