A reação do Advogado James Walker quando um oficial da Marinha ameaçou usar a força nessa terça-feira ( 14/01/2015) no caso do advogado Adriano Rocha, que foi preso pela Marinha do Brasil com base no artigo 147 do Código Penal Militar, que persiste com o mesmo texto desde os anos 40 do século passado, alcançou uma repercussão inesperada.
“O SENHOR PEGUE A SUA ARMA, PEGUE A SUA ARMA, A OAB JÁ RESISTIU A ISSO EM OUTROS TEMPOS, A OAB JÁ RESISTIU A ISSO EM OUTROS TEMPOS. O SENHOR NÃO VAI FAZER ISSO COM O ADVOGADO, MUITO MENOS COMIGO. EU PEÇO AO SENHOR O MESMO RESPEITO QUE ESTOU LHE DANDO…”
Ver essa foto no Instagram
Militar ameaçou usar a força
A cena se dá na delegacia quando o advogado Adriano Rocha teria sido levado para o exame de corpo delito. O oficial da Marinha em certo momento disse que teria que usar a força. James Walker, chefe de prerrogativas da OAB usou de extrema astúcia e levou o advogado Adriano Rocha para dentro da delegacia, onde não poderia ser ancançado pelo grupo de militares do Corpo de Fuzileiros Navais. Veja a cena abaixo e alguns comentários de advogados sobre o assunto.
Comentários sobre a atuação de James Walker
“ parabéns por sua excelente atuação na representação da nossa classe junto à presidência da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ. Sou Conselheira Titular Estadual pela OAB/ ES, advogada criminalista, e estou prestes a colaborar com a Comissão de Prerrogativas da subseção de Cachoeiro de Itapemirim/ES, o que é motivo de grande honra para mim. E sua postura/atuação nos inspira!”
“Se fazem isso com um advogado no exercício de suas prerrogativas profissionais, o que não fazem com um recruta no quartel!?”
“Nos representou com firmeza, combateu o arbítrio e resistiu bravamente. A defesa das prerrogativas brilhou! Parabéns, Presidente, @jameswalkeradv !”