RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Setores Estratégicos Automotivo

França enterra veículos elétricos e híbridos: novo motor movido apenas a água pode revolucionar o transporte pesado e ameaçar o domínio dos EVs

Tecnologia desenvolvida na Europa promete eficiência superior, zero emissões de CO2 e pode ser aplicada em ônibus, caminhões e até trens de carga

por Alves
05/02/2025
A A

A França deu um passo importante para redefinir o futuro da mobilidade sustentável. A empresa Efficient Hydrogen Motors (EHM) apresentou um motor revolucionário movido a hidrogênio, capaz de gerar 265 kW de potência, sem emissões de CO2. O novo motor foi revelado durante o evento Brittany Day, em 22 de setembro de 2023, em Saint-Brieul, na Bretanha, e já será utilizado em um ônibus da Transdev Bretagne. A informação foi divulgada pelo portal Ecoticias, destacando o potencial da tecnologia para substituir motores a diesel em veículos pesados.

O grande diferencial do motor desenvolvido pela EHM é o seu ciclo de combustão de cinco tempos, que melhora significativamente a eficiência da queima do hidrogênio. Essa inovação reduz as emissões de gases poluentes como os óxidos de nitrogênio (NOx) e, ao contrário dos combustíveis fósseis, sua combustão gera apenas vapor d’água. Além disso, a tecnologia elimina a necessidade de metais raros, frequentemente utilizados na fabricação de baterias para veículos elétricos, tornando-se uma alternativa mais viável e sustentável.

A versatilidade do motor a hidrogênio permite sua aplicação em diferentes setores. O primeiro teste será realizado em um ônibus de passageiros, mas a expectativa é de que a tecnologia seja expandida para caminhões de carga, trens e até mesmo geradores de energia estacionários. Essa ampla aplicabilidade coloca o hidrogênio como uma alternativa viável aos veículos elétricos, especialmente em segmentos que exigem maior autonomia e capacidade de carga, onde as baterias ainda enfrentam desafios técnicos.

Outro fator importante destacado pela EHM é a possibilidade de adaptação do motor a veículos já existentes. Isso significa que, em vez de descartar frotas inteiras, seria possível substituir apenas o motor, prolongando a vida útil dos automóveis e reduzindo os custos de produção. Essa abordagem pode acelerar a adoção da tecnologia, especialmente para empresas que buscam reduzir suas emissões sem precisar investir em veículos completamente novos.

O impacto ambiental do motor a hidrogênio também é um dos principais pontos positivos. Diferente do diesel e da gasolina, que emitem gases de efeito estufa e partículas poluentes, o hidrogênio gera apenas vapor d’água ao ser queimado. Além disso, a redução na emissão de NOx torna o motor uma opção viável para regiões que enfrentam sérios problemas de qualidade do ar, contribuindo para uma mobilidade mais limpa e saudável.

No aspecto econômico, a adoção em larga escala da tecnologia pode tornar o motor a hidrogênio cada vez mais acessível. O desenvolvimento do projeto conta com o apoio de governos locais e regionais, incluindo financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (ERDF), o que pode impulsionar sua implementação. Com a infraestrutura de hidrogênio avançando na Europa, a expectativa é que esses motores se tornem uma opção competitiva frente ao diesel e até mesmo aos veículos elétricos.

Diante dessas inovações, o motor da EHM surge como uma alternativa promissora para o transporte pesado e industrial, desafiando o domínio dos veículos elétricos. Com a aposta crescente no hidrogênio como fonte de energia limpa, a mobilidade sustentável pode estar prestes a passar por uma nova revolução, ampliando as opções disponíveis para um futuro com menor impacto ambiental.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.