A Marinha do Brasil abriu pregão eletrônico em busca de fornecedores para adquirir 14.860 pacotes de café, cada um pesando 1 kg. O aviso de licitação foi publicado na sexta-feira, 14 de março, no DOU (Diário Oficial da União), pelo Centro de Obtenção, situado no Rio de Janeiro.
A Força Naval pretende adquirir café torrado moído do tipo tradicional, com empacotamento a vácuo e prazo de validade de pelo menos 15 meses. Segundo o portal de compras do governo federal, a Marinha estima que cada pacote custa cerca de R$ 67,29. Com isso, a aquisição deve valer em torno de R$ 999,9 mil reais. Vence aquele fornecedor que oferecer o menor lance, seja menor ou maior que a estimativa da Força.
Os fornecedores interessados podem enviar proposta para a Marinha desde o dia 14 de março. O prazo se encerrará somente às 10h da manhã do dia 26 de março.
Café apresenta alta de preço que ultrapassa 50%
Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da USP (Universidade de São Paulo), o café atingiu em janeiro de 2025 a maior cotação da série histórica (últimos 28 anos) e aumentou 6,9% em relação a dezembro de 2024 por motivos como aquecimento do consumo mundial, baixo estoque, estiagem, altas temperaturas e grande volume de exportações em detrimento do abastecimento ao mercado interno.
Além disso, Procons (Programas de Proteção e Defesa do Consumidor) fizeram levantamentos em algumas cidades e Estados brasileiros e verificaram altas de preços que chegaram a 47,25% em São Paulo (SP) em janeiro de 2025 em relação a novembro de 2024; 50,35% em Pernambuco ao longo dos últimos 12 meses; 13,4% em Maceió (AL) em fevereiro de 2025 em relação a janeiro e de 27,8% em Joinville (SC) no mês de março de 2025 em relação a fevereiro.
Para tentar conter a alta dos preços, que vem desidratando o atual mandato do presidente Lula, o governo federal anunciou em 13 de março a isenção de imposto de importação para café, carne, azeite, milho, macarrão, biscoitos, óleo de girassol, sardinha e outras alimentos. As medidas entraram em vigor no dia seguinte ao anúncio.