A Marinha ativou no dia 17 de março o Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira, que terá papel estratégico na garantia de manutenção e aprestamento dos meios navais, em especial dos submarinos.
Segundo o Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, a ideia é que ele abrigue facilidades industriais que permitam a execução de rotinas de manutenção planejadas e corretivas nos sistemas dos novos Submarinos Classe Riachuelo.
Parte do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos) e também do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, o estaleiro deverá ser importante ainda para garantir um ciclo de vida adequado para os submarinos da Força Naval, conforme argumenta o Capitão de Fragata Charles Fernandes da Silva, nomeado diretor do equipamento.
“Este estaleiro contribuirá de forma significativa para o preparo do Poder Naval, aumentando a capacidade da Marinha para prontificar seus meios navais em prol da defesa nacional e da preservação de nossa soberania”.
O Estaleiro de Manutenção da Ilha da Madeira tem 14 mil metros quadrados e é composto por um edifício que concentra as oficinas de apoio à manutenção, como pintura, teste de equipamentos, tubulações, eletromecânica, hidráulica e usinagem.
Em outros edifícios ficam as oficinas de suporte leve, de ativação de baterias e apoio a motores a diesel, entre outros espaços. Devido à necessidade de capacitar força de trabalho, a Marinha estuda criar parcerias com instituições de ensino como o Senai.
Por que o Brasil só tem 2 submarinos no mar em vez de 5?
O elevado custo dos projetos da Defesa e a falta de uma previsibilidade de orçamento para os projetos estratégicos da pasta são alvos de diversas declarações públicas do ministro da Defesa José Múcio Monteiro. Uma delas aconteceu durante participação do político no programa Roda Viva da TV Cultura no dia 10 de fevereiro.
“Um Gripen custa US$ 100 milhões. Por que era pra ter 11 e só tem 6? Porque faltou dinheiro. Porque era pra todos os submarinos já estarem no mar e só tem 2? Porque faltou dinheiro”.
Na mesma ocasião, Múcio reclamou que não tem dinheiro para absolutamente nada.
Confira o estágio atual de desenvolvimento dos submarinos Classe Riachuelo