Novidades importantes para quem está de olho no novo concurso público para a Polícia Penal de Minas Gerais. Isso porque a comissão organizadora do certame já foi formada e a relação com os nomes de todos os membros foi publicada no Diário Oficial dessa quinta-feira, dia 24.
Agora, com a comissão formada, a expectativa é pelo anúncio da escolha da banca para que, em seguida, o edital seja publicado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública. O edital está previsto para ser divulgado no segundo semestre de 2025.
Com previsão de 1.178 vagas distribuídas por todo o estado, o principal objetivo do certame é recompor o quadro de servidores nas unidades prisionais do estado, atendendo à crescente demanda por profissionais capacitados para atuar no sistema penitenciário.
Requisitos para os candidatos
Para ingressar na carreira de policial penal, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos, tendo como base o último edital:
- Possuir nível médio completo;
- Idade mínima de 18 anos na data da posse (Não há limite de idade máxima);
- O edital também não cobrou altura ou exigência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Remuneração e jornada de trabalho
O salário inicial para os aprovados é de R$ 4.631,25, correspondente a uma carga horária de 40 horas semanais. Ao final da carreira, o salário pode chegar a R$ 8.875,16.
Etapas do concurso
Embora o conteúdo programático específico ainda não tenha sido divulgado, a expectativa é que o concurso siga o modelo do último certame realizado em 2021, que incluiu as seguintes etapas:
- Prova objetiva e redação;
- Avaliação psicológica;
- Exames médicos;
- Teste de aptidão física;
- Investigação social;
- Curso de Formação Técnico Profissional (CFTP).
Processo seletivo simplificado
Além do concurso público, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais confirmou a realização de um processo seletivo simplificado (PSS) com 686 vagas temporárias. A medida visa atender necessidades imediatas do sistema prisional até a efetivação dos novos concursados.