Nas redes sociais poucos perceberam uma mensagem do General Girão Monteiro
@GeneralGirao sobre as situações vividas por ele e outros militares em 2007 – 2009 durante a crise que envolvia produtores rurais e demarcação da reserva Raposa Serra do Sol.
Girão, assim como Heleno, era contrário a demarcação da reserva. Desejava que pelo menos se demarcasse em “ilhas” e não como um território integral. Os generais declararam que não aceitariam participar da expulsão de fazendeiros. Como comandante local o militar recebeu agricultores que prepararam abaixo-assinado endereçado ao General Enzo, então Comandante do Exército, e acabou sendo acusado por repórter da GLOBO de “organizar ato político”.
Quem, como eu, estava na ativa e na Amazônia na época, acredita que faltou ao general Enzo Peri mais garra na defesa da integridade de nosso território e de seus subordinados.
Todo militar sabe que ordem absurda não se cumpre, mas nem todos tem a coragem de colocar isso em prática. Alguns – pensando na carreira – colocam ideais e princípios de lado. Após algum tempo Girão Monteiro foi transferido para Brasília e pediu, por razões obvias, a transferência para a reserva remunerada. No meu ponto de vista particular tinha potencial para ainda crescer na carreira.
Revista Sociedade Militar – Robson Augusto – Militar R1, sociólogo, jornalista.
Junte-se a nós no twitter @SocMilitar.