Pesquisa IBOPE pelo whatsapp – Não caia nessa
É assustador observar que grande parte dos brasileiros acredita em tudo que aparece na tela do celular. Recebemos de diversas fontes uma suposta “pesquisa IBOPE”. Uma das mensagens, enviada para um de nossos grupos, dizia que “fomos selecionados”.
“Você foi selecionado para participar da pesquisa eleitoral do Ibope, responda no link e descubra quem está na frente das eleições hoje. *Responda aqui:*https://pesquisa.ibope.ml”
Será tão difícil perceber que a coisa está estranha? Fomos selecionados por quem? Por quem nos repassou a mensagem?
Após responder qual é o nosso candidato e qual é nossa cidade e estado somos convidados a comprovar que realmente existimos enviando a mensagem para outras 10 pessoas.
É fácil perceber que o nome do site (domínio) possui uma extensão estranha (ibope.cf), essa extensão foi criada para usuários da República Centro Africana e usada estrategicamente para dificultar a identificação do proprietário do site.
O site comete crime ao se passar pelo IBOPE e quem compartilha essa obvia forma de coletar dados de muitas pessoas com objetivos escondidos está compactuando com a ação criminosa.