terça-feira, 28 junho, 2022
Revista Sociedade Militar
  • Militar geral
    • Polícia, Segur. Pública
    • Leis, regulamentos, normas etc.
    • Cartas / E-mail de leitores / comentários
    • Colaboradores – artigos, estudos, reportagens
    • Livros, resenhas, pesquisas etc.
    • Militar & Política
  • Forças Armadas
  • Concursos
  • Sobre
    • Midia Kit
    • Políticas de Privacidade e quem somos
  • Contato
No Result
View All Result
Revista Sociedade Militar
No Result
View All Result
Home F. Armadas, Polícia e Bombeiros

Militar das Forças Armadas deve receber adicional de 41% sobre o SOLDO, determina justiça

by Sociedade Militar
24/06/2020
in F. Armadas, Polícia e Bombeiros, Forças Armadas
Reading Time: 4min read
A A

Logo no início da tramitação, 23/03/2020, o JUIZ questionou a UNIÃO sobre a possibilidade de um acordo que satisfizesse as duas partes , além de ter deferido a gratuidade para o autor.

” … entende-se que o STF adota o princípio da isonomia em matéria remuneratória … condenando a União Federal a aumentar o percentual de adicional de compensação militar do autor para 41%, com o pagamento das diferenças desde a implementação do adicional a partir do trânsito em julgado da presente decisão.”

Republicado a pedido

Segundo entendimento do juiz federal do Rio de Janeiro, ROBERTO DANTES SCHUMAN DE PAULA, em uma decisão sobre a ação 5002305-36.2020.4.02.5121/RJ, em favor de militar do Exército e apresentada pelo advogado UBIRATAN PAIXAO DE MELO, a diferenciação no adicional de disponibilidade deveria ser estabelecida automaticamente pelo valor do soldo de cada um dos militares e não poderia ser diferente em percentuais aplicados aos diversos postos e graduações.

A lei 13.954 prevê percentuais diferentes que vão de 5% a 41%. 

No entendimento o juiz mencionou com muita propriedade a questão dos 28.86%, ação ganha por muitos militares das Forças Armadas, que justamente foi conquistada na justiça com a alegação de que dentro de uma mesma categoria não poderia-se aplicar valores diferentes no que diz respeito a um reajuste salarial para militares.

“O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 419.075, referente à extensão do percentual de 28,86% de aumento previsto para as patentes mais altas a todos os militares, trouxe o seguinte fundamento: “Por esse motivo assiste direito aos recorrentes ao recebimento da diferença entre o reajuste anteriormente concedido e o percentual de 28,86%, uma vez que tendo sido reconhecido, inclusive pelo próprio Poder Executivo, o direito ao reajuste de 28,86% aos servidores públicos civis, não poderia ter sido aplicado percentual inferior a algumas categorias de militares, como é o caso dos autores da presente ação“. Disse o juiz.

Veja o extrato da decisão

“Conclui-se deste modo pela extensão ao autor do percentual de 41% de adicional de compensação militar, com o pagamento das diferenças remuneratórias desde o início do recebimento de tal rubrica….    Ante o exposto, JULGO PROCEDENTE O PEDIDO veiculado na inicial, EXTINGUINDO O PROCESSO, COM RESOLUÇÃO DE MÉRITO, nos termos do art. 487, I do CPC, condenando a União Federal a aumentar o percentual de adicional de compensação militar do autor para 41%, com o pagamento das diferenças desde a implementação do adicional a partir do trânsito em julgado da presente decisão.Sem custas nem verba honorária (art. 55 da Lei 9099/95 c/c 1° da Lei 10.259/2001).”
—
Ouvimos Adão Farias, um dos advogados mais conhecidos no que diz respeito a legislação pertinente aos militares das Forças Armadas. Sua equipe já ingressou na justiça em nome de dezenas de militares com o objetivo de reaver direitos cassados pela lei 13.954.
…
“Mais uma sentença favorável na questão do adicional de disponibilidade, ainda bem que o judiciário vem se posicionando nesse sentido. Como a gente vem falando a lei 13.954 foi muito mal feita, feita para beneficiar um determinado grupo de militares. Obvio que os que se sentem prejudicados vão ao poder judiciário em busca de justiça. E está aí, mais uma sentença favorável…“Disse o advogado, que presta informações sobre legislação militar e ações em andamento por meio do botão abaixo.…Veja : O Mistério das Medalhas! Marinha se recusa pela 2ª vez a fornecer os MOTIVOS da concessão de MEDALHAS E TÍTULOS para POLÍTICOS e MAGISTRADOS

Revista Sociedade Militar

 

 

Compartilhe
Previous Post

ÍNTEGRA DA PEC que transfere para a reserva militares que assumirem cargos civis na administração pública

Next Post

Policial negro executado – ainda não houve manifestação de entidades de DIREITOS HUMANOS

Discussion about this post

Notícias

Polícia Militar do Rio homenageia o cão Ziah após sua morte – “Um cão completo”

Polícia Militar do Rio homenageia o cão Ziah após sua morte – “Um cão completo”

by Sociedade Militar
27/06/2022

...

Mais coronéis do Exército são condenados por fraude em licitações ligadas a saúde de militares da força

Mais coronéis do Exército são condenados por fraude em licitações ligadas a saúde de militares da força

by Sociedade Militar
27/06/2022

...

População indignada! Segurança negro morre em shopping de luxo no Rio, mas movimentos negros se calam… Sabe o motivo?

População indignada! Segurança negro morre em shopping de luxo no Rio, mas movimentos negros se calam… Sabe o motivo?

by Sociedade Militar
27/06/2022

...

policia-militar:-mulher-e-presa-em-flagrante-por-furto-em-estabelecimento-comercial

Polícia Militar: Mulher é presa em flagrante por furto em estabelecimento comercial

by Sociedade Militar
27/06/2022

...

policia-militar:-3°rpmon-realiza-apreensao-de-arma-de-fogo-e-violencia-domestica-em-mato-castelhano

Polícia Militar: 3°RPMon realiza apreensão de arma de fogo e violência doméstica em Mato Castelhano

by Sociedade Militar
27/06/2022

...

Assinatura colaborativa

Revista Sociedade Militar
Tel e WhatsApp 21 3620 4454 (Horário comercial)
E-mail: [email protected] / [email protected]
 

  • Home
  • Quiz, Pesquisas, simulados
  • F. Armadas, Polícia e Bombeiros

No Result
View All Result
  • Militar geral
    • Polícia, Segur. Pública
    • Leis, regulamentos, normas etc.
    • Cartas / E-mail de leitores / comentários
    • Colaboradores – artigos, estudos, reportagens
    • Livros, resenhas, pesquisas etc.
    • Militar & Política
  • Forças Armadas
  • Concursos
  • Sobre
    • Midia Kit
    • Políticas de Privacidade e quem somos
  • Contato

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp