José Dirceu, recentemente defendido por Lula, recupera-se de cirurgia no cérebro
O ex-ministro José Dirceu está se recuperando bem após passar por cirurgia no cérebro, segundo seu filho, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR). O parlamentar afirmou nesta sexta-feira, 24, que a operação foi bem sucedida, conforme avaliação da equipe médica.
“Hoje ele já mandou um áudio, recuperação evoluindo bem, amanhã já deve sair da UTI, médicos avaliam que a cirurgia foi muito bem sucedida”, disse Zeca Dirceu.
José Dirceu foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, e passou por uma cirurgia no cérebro nesta quinta-feira, 23, após ser diagnosticado com um quadro de hematoma subdural. O procedimento foi feito com o intuito de drenar líquido e desfazer um coágulo.
Ainda na quinta-feira, Zeca Dirceu afirmou que o quadro do pai era estável e que ele havia sido internado em UTI por precaução. O político disse que o diagnóstico de hematoma subdural foi feito há algumas semanas.
Zé Dirceu foi ministro da Casa Civil no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e presidente nacional do PT entre 1995 e 2002. Em 2006, foi denunciado como um dos líderes do mensalão, esquema pelo qual seria condenado e preso anos depois, após julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também foi condenado no âmbito da Lava Jato, em 2015. Ao todo, o ex-ministro já foi preso quatro vezes, mas está em liberdade provisória. Na última vez, em 2019, ele foi solto por não haver trânsito em julgado de sua condenação.
— Ninguém pode ser penalizado a vida inteira. Ninguém pode ser na política criminalizado de forma perpétua. O José Dirceu é um agente político, um militante político, da maior qualidade. Ele está voltando a participar (dos eventos do PT) — afirmou o Presidente Lula à CNN Brasil.
Fontes: Estadão, O Globo e Twitter
Edição: JB Reis