RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Destaque

Chuva de vermes na China? Cuidado com o sensacionalismo na web

por Franz
07/03/2023
A A

Um vídeo viralizou ao mostrar vários automóveis cobertos com o que muitos afirmam ser “vermes” ou “lagartas”. Imediatamente diversos sites divulgaram, de forma sensacionalista, a notícia, inclusive citando teorias mirabolantes e até um prenúncio “apocalíptico”. Chegaram a afirmar que o governo chinês pediu aos cidadãos de Pequim, área atingida, que usassem guarda-chuva para proteção. Mas a provável verdade é bem menos assustadora e impactante…

A principal hipótese, já que as autoridades chinesas não se manifestaram até o momento, diz que os “vermes” são apenas flores de choupo, cujo formato é bem parecido com lagartas. Essa hipótese é reforçada ao vermos no vídeo viral que não há movimento dos vermes/lagartas. 

@algoquevertv

Se confirma el suceso con fecha modificada. Caen lombrices en China. (28.02.2023). #Rain #Worms #zabedrosky #phenomenon

♬ sonido original – ALGO QUE VER TV

Mas, independentemente do que sejam, o fato é que a viralização desse vídeo serve para acender mais uma luz de alerta no tocante às informações veiculadas não somente na web, mas em grandes jornais e revistas (G1, Jovem Pan, UOL, etc).

A disseminação de uma notícia desse tipo – aparentemente simples – tem o potencial de despertar, nos indivíduos mais apressados e menos preocupados em apurar a verdade por trás da informação, o sentimento de raiva, o medo e até ampliar o “ranço” que alguns sentem pela China, sobretudo após o evento da pandemia. Ainda há desconfiança por parte de centenas de milhares de pessoas após as infindáveis teses sobre o surgimento do vírus. Logo, uma notícia de um sinal do “apocalipse” começando na China não é algo bom para o país asiático. 

A citada flor de choupo é oriunda de uma árvore chamada Álamo ou simplesmente Choupo. Atentem, ainda, para o fato de que o vídeo não tem data específica ou autor, o que reduz sua credibilidade, já que pode ser atual ou mais antigo, porém apenas divulgado recentemente (28/02/23). 

 

 

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Exclusivo: Presídio civil abre portas para militar da Marinha condenado pelo 8 de janeiro 14/05/2025
  • Como são as provas da ESA? Entenda as etapas do Concurso para Sargento do Exército: inscrições terminam nesta semana 14/05/2025
  • Operação Guacamaya: Militares brasileiros teriam atuado ao lado dos EUA em operação secreta para retirar opositores da embaixada argentina em Caracas, na Venezuela? Bastidores levantam suspeitas 14/05/2025
  • O general designado para operação de segurança de líderes mundiais e comitivas na Cúpula do Brics 14/05/2025
  • As motocicletas militares do Brasil que são usadas desde a Guerra Mundial 14/05/2025
  • Marinha abre mais de 300 vagas de nível médio para Oficiais da Marinha Mercante! Saiba como participar 14/05/2025
  • Embraer abre 200 vagas de estágio com bolsas de até R$ 2.400 para estudantes de todo o Brasil 14/05/2025
  • O letal submarino brasileiro SN-10 Almirante Álvaro Alberto: a arma silenciosa da Marinha do Brasil que promete colocar o Brasil entre as nações com maior poder de dissuasão do planeta 14/05/2025
  • Crise na Embraer: produção dos jatos KC-390, A-29N Super Tucano e Gripen corre risco com greve em São José dos Campos. Sabotagem? 13/05/2025
  • Escândalo dos voos secretos: STF ignora lei, usa aeronaves da FAB e esconde tudo da população! 13/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.