Em uma iniciativa de cooperação militar entre Brasil e Estados Unidos, o Comando Militar do Norte e uma comitiva do Exército norte-americano estão realizando encontros de planejamento para o Exercício Combinado CORE 23, previsto para acontecer na Amazônia em novembro deste ano.
O evento faz parte de um programa bilateral que visa a troca de experiências e conhecimentos entre as tropas dos dois países até 2028. Leia a seguir a notícia completa do site do Exército:
Brasil E Estados Unidos Coordenam Exercício Combinado CORE 23
Belém (PA) – O Comando Militar do Norte e uma comitiva do Exército dos Estados Unidos estão reunidos para mais uma conferência de planejamento na categoria Master Scenario Events List (MSEL), para fazer o levantamento e desenvolvimento de cenários para o Exercício Combinado CORE 23, que acontecerá em território amazônico em novembro deste ano. As atividades estão divididas nos estados do Pará e Amapá.
Na cidade de Belém, as equipes de planejamento trataram assuntos relativos à preparação da tropa, à logística, a coordenações táticas, além de ratificar o calendário de reuniões e treinamentos no Quartel General Integrado.
Já na cidade de Macapá, outra equipe fez o levantamento das áreas em que serão realizados os exercícios e a verificação da infraestrutura portuárias para a chegada do navio americano com materiais para a CORE 23.
O CORE 23 é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028.
Por meio dessas atividades, as tropas dos dois países compartilham experiências e trocam conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa.
Fonte: Comando Militar do Norte/Noticiário do Exército