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Ascensão Naval da China gera dor de cabeça ao Comando da Marinha Americana

por Sérvulo Pimentel
07/05/2023
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Segundo o relatório do Poder Militar da China de novembro de 2022 do Pentágono, a Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN) possuía 340 navios em novembro de 2022, superando os 280 navios da Marinha dos Estados Unidos. A rápida construção de navios altamente sofisticados pela PLAN preocupa o comando da Marinha dos EUA, especialmente em relação à capacidade de produção naval.

O secretário da Marinha dos EUA, Carlos Del Toro, afirmou recentemente que a China possui 13 estaleiros para atender às necessidades da PLAN, enquanto a Marinha dos EUA tem apenas 7 estaleiros. Além disso, ele destacou que apenas um dos estaleiros chineses tem capacidade de construção maior do que todos os 7 estaleiros americanos combinados.

Essa discrepância na capacidade de construção naval entre a China e os EUA indica uma vantagem significativa da China em termos de capacidade de produção de navios militares. Segundo artigo publicado na Revista Portos e Navios em novembro, a China permanecia como a maior construtora de navios do mundo nos três primeiros trimestres de 2022. 

Essa situação tem implicações estratégicas e militares significativas, pois a China vem aumentando rapidamente seu poder naval, podendo afetar o equilíbrio de poder no cenário global.

China usa estratégia de produção em grande escala para construir navios de guerra, enquanto EUA investe em projetos duvidosos

Segundo o artigo escrito por Gabriel Honrada ao site Poder Naval, a capacidade de construção acelerada da China deve-se à estratégia de utilizar os próprios estaleiros que constroem navios para a marinha mercante para atender às suas demandas militares. Isso proporciona benefícios em termos de escala e permite que eles estabeleçam verdadeiras linhas de produção para navios de guerra altamente complexos.

Em comparação, conforme o Manual de Estatísticas de Comércio e Desenvolvimento das Nações Unidas de 2022, a China alcançou 44,2% da frota mercante mundial, seguida pela Coreia do Sul com 32,4%, enquanto os Estados Unidos construíram apenas 0,053 %.

Outro fator que contribui para o sucesso da China nessa questão é a presença do Estado em sua estratégia de construção naval. Ao contrário dos Estados Unidos, a China não perde tempo nem recursos buscando projetos extremamente caros e de capacidades duvidosas, como a classe Zumwalt da Marinha dos Estados Unidos, que custa mais de US$ 8 bilhões por navio.

Esses projetos frequentemente atendem ao interesse do complexo industrial militar, mas não necessariamente às necessidades reais da Marinha dos Estados Unidos.

Em outras palavras, a China aproveita a capacidade de seus estaleiros, os quais também constroem navios para a marinha mercante, o que dá uma vantagem em termos de produção em grande escala.

No mais, a China evita projetos caros e duvidosos, priorizando atender às necessidades reais de sua Marinha, enquanto os Estados Unidos costumam se envolver em projetos caros que podem não ser eficientes. Esses fatores contribuíram para o sucesso da China em sua estratégia de construção naval acelerada.

Fonte: Poder Naval

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