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Assinado acordo entre GMW e Embraer de cooperação para desenvolvimento do avião A-29 Super Tucano.

por Sérvulo Pimentel
10/05/2023
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Super-Tucano durante operação Escudo Yanomami - Flickr/Força Aérea Brasileira
Super-Tucano durante operação Escudo Yanomami – Flickr/Força Aérea Brasileira

Segundo informa o portal Info Defensa, a empresa GMV assinou um memorando de entendimento com a Embraer em Portugal para estabelecer uma relação estratégica na área de desenvolvimento e integração de sistemas relacionados ao A-29 Super Tucano.

A parceria estratégica tem o objetivo de desenvolver e integrar sistemas relacionados ao A-29 Super Tucano, com ênfase na recém-lançada versão A-29N. O acordo também inclui outras empresas portuguesas e é uma renovação e ampliação do acordo anteriormente assinado em setembro de 2022.

A parceria visa fortalecer a cooperação para novos negócios, desenvolvimentos tecnológicos e estratégias de defesa. Essas empresas já possuem uma sinergia há mais de 15 anos na área de Pesquisa e Desenvolvimento da IMA (Integrated Modular Avionics), incluindo projetos na União Europeia.

O acordo atual é um passo importante para o desenvolvimento contínuo de tecnologias relacionadas ao A-29 Super Tucano e para ampliar ainda mais sua cooperação no futuro.

Este acordo abrange outras empresas em Portugal, como o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, Empordef Tecnologias de Informação e OGMA – Oficinas Generales de Material Aeronáutico.

Segundo a Embraer Defesa & Segurança, este acordo é uma renovação e ampliação do acordo original assinado em setembro de 2022, com o intuito de fortalecer a cooperação para novos negócios, desenvolvimentos tecnológicos e implementação de novas estratégias de defesa.

A-29 Super Tucano, centro do negócio

Ainda segundo o Info Defesa, o acordo de memorando de entendimento assinado entre a GMV e a Embraer tem o A-29 Super Tucano como ponto central, uma vez que esta aeronave militar já é utilizada por 15 forças aéreas em todo o mundo.

O memorando visa modularizar os aviões deste modelo, dentro das especificações MIL/SPEC NATO/NATO, com a instalação certificada e testada de nova fiação para os sistemas elétricos, dados digitais do barramento para computador de voo, sistemas de controle de tiro, navegação, monitoramento de parâmetros do motor e conectividade de alta velocidade para o novo Link 22, NATO Standard Agreement (Stanag) 5522.

A padronização do avião A-29N com Link 22 é o objetivo final deste acordo.

O acordo também inclui processos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e relações comerciais de longo prazo entre as empresas, tanto nas fases de desenvolvimento e produção quanto no suporte operacional da aeronave A-29N.

Fonte: Info Defensa

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