O Comando Militar do Oeste, do Exército Brasileiro, divulgou o apronto operacional de tropa preparada para entrar em ação imediatamente, caso seja decretada uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Na manhã da última terça-feira, dia 20 de junho, o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, realizou revista da tropa durante Apronto Operacional, no 20º Regimento de Cavalaria Blindado, para verificar o preparo da Força-Tarefa para Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
O General Jorge verificou o aprestamento individual, os planos de chamada, os manifestos de embarque de pessoal e material, as viaturas e o moral de seus homens, inspecionando todas as capacidades agregadas ao Regimento. A verificação do aprestamento, com a participação de 234 militares, foi a primeira etapa do Exercício Integrador da Força-Tarefa Campo Grande para o emprego em um contexto de resposta imediata, em caso de decretação de GLO.
O Exercício Integrador terminou ontem (22).

Apronto Operacional
É uma condição de preparo em que uma organização militar terrestre está pronta para ser empregada em missão, com todo o seu equipamento, armamento, viaturas, munições, suprimentos e demais materiais. Rotineiramente, as diversas OM do Exército Brasileiro realizam verificações dessa natureza, para avaliar seus níveis de operacionalidade.
Por: Comando Militar do Oeste
