Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.

Sarcasmo e insatisfação: Iniciativas da Marinha para a Semana da Pátria em Brasília geram reações indesejadas

por Sociedade Militar Publicado em 01/09/2023
Sarcasmo e insatisfação: Iniciativas da Marinha para a Semana da Pátria em Brasília geram reações indesejadas

O comando da Marinha do Brasil tem empreendido esforços claros no sentido de uma reaproximação com a sociedade brasileira depois da baixa de status das Forças Armadas e presença em reportagens de teor negativo causadas pela atuação política das instituições militares nos últimos anos. Entretanto, pelo menos nas redes sociais, a reação dos seguidores da instituição é predominantemente negativa.

Uma análise de sentimento realizada pela Revista Sociedade Militar, com base nos comentários feitos por seguidores da Marinha do Brasil no Twitter em uma postagem sobre a semana da pátria, feita pela Agência Marinha de Notícias no microblog, demonstram que a maior parte dos usuários tem recebido de forma negativa e alguns até tem respondido com sarcasmo às informações divulgadas pela força

A análise de sentimento, frequentemente mencionada como mineração de opinião, é uma subárea da ciência da computação e da inteligência artificial que se concentra no uso de técnicas de processamento de linguagem natural (PLN) e análise de texto para identificar e em seguida extrair informações subjetivas contidas em fontes de dados textuais.

Nuvem de palavras com postagens de usuários do Twitter em post da Marinha / Revista Sociedade Militar

O processo, usado para mensurar a recepção dos seguidores da Marinha no Twitter a uma postagem sobre a semana da pátria realizada em 31 de março, tomando como amostra 50% dos comentários de leitores feitos como réplica, coletados aleatoriamente, usou inteligência artificial para identificar, extrair e quantificar informações subjetivas, como polaridades (positivo, negativo, neutro) e emoções (sarcasmo, ironia, alegria, tristeza, raiva, etc.) dos mesmos. 

Análise de Sentimento 

Exemplo de usuários Satisfeitos

Usuário X: Comentário positivo sobre a importância da Marinha na história do Brasil.

Alguns exemplos de usuários Insatisfeitos

Usuário Y: Crítica à democracia e soberania atuais do Brasil.

Usuário A: Comentário sarcástico e crítico.

Usuário B: Crítica à democracia e ao sistema eleitoral.

Usuário C: Comentário sarcástico sobre democracia.

Usuário D: Indiferença ao evento.

Usuário E: Sugestão de economizar custos.

Usuário F: Comentário sarcástico.

Usuário G: Comentário sarcástico sobre atração de público.

Usuário H: Comentário sarcástico.

Usuário I: Expressa nojo.

Usuário J: Comentário com menção a um membro respeitado.

Usuário K: Expressa pena.

Usuário L: Crítica à democracia e à Marinha.

Usuário M: Comentário negativo.

Usuário N: Comentário negativo.

Usuário O: Declaração de não haver motivo para comemorar.

Usuário P: Crítica à Marinha.

Usuário Q: Acusa de traição.

Usuário R: Chama de covardes.

Usuário S: Comentário negativo e questionamento sobre vergonha.

Usuário T: Comentário sarcástico.

Usuário U: Comentário sarcástico com emojis.

Usuário V: Crítica à Marinha.

Usuário W: Comentário negativo sobre democracia.

Usuário Z: Crítica à Marinha.

Usuário AA: Crítica à Marinha e ao governo.

 

Exemplo de usuários Neutros

Usuário AB: Emoji sem clara definição de sentimento.

Percentagem de Usuários satisfeitos, insatisfeitos e neutros

  • Satisfeitos: 1/29 = 3.45%
  • Insatisfeitos: 26/29 = 89.66%
  • Neutros: 1/29 = 3.45%

A grande maioria dos usuários que comentaram na postagem da Marinha do Brasil no Twitter expressou insatisfação ou crítica em relação ao conteúdo sobre a semana da pátria. As críticas variam desde a atual situação política e democrática do Brasil até a própria atuação e imagem da Marinha. Apenas um usuário expressou satisfação, destacando a importância histórica da Marinha, enquanto um usuário foi considerado neutro. É evidente que a postagem gerou muitas reações negativas e sarcásticas por parte dos usuários do Twitter.

Robson Augusto – Revista Sociedade Militar

*Sociólogo, jornalista, pós graduado em inteligência competitiva e Marketing

Sociedade Militar

Sociedade Militar

Editoria da Revista Sociedade Militar - Notícias militares, forças armadas, polícia militar e segurança pública em geral. Análises sobre geopolítica e política brasileira.