A Escola Superior de Defesa (ESD) foi criada em 2021, por meio do Decreto Presidencial n° 10.806/2021. Ligada ao Ministério da Defesa (MD), a instituição realiza estudos, pesquisas, extensão, difusão, ensino e intercâmbio, em temas de interesse da Defesa Nacional, com foco prioritário nos servidores civis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de instituições de interesse da Defesa, atendendo, também, os militares das Forças Armadas e Auxiliares.
Sediada no Distrito Federal, a ESD tem o importante papel de aproximar os órgãos que integram o centro político administrativo do País em assuntos de defesa, contribuindo para o fortalecimento dessa mentalidade na sociedade brasileira, fundamental para a nossa soberania.
ALTOS ESTUDOS EM DEFESA
Um dos cursos dados pela Escola é o Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), que tem como objetivo desenvolver competências em matéria de Segurança, Desenvolvimento e Defesa, a partir de estudos sobre a realidade brasileira e seu entorno, priorizando os interesses da função estatal Defesa Nacional, a fim de propiciar a profissionais de direção e assessoria superior, instrumental teórico-prático útil à formulação de políticas e estratégias no campo da Defesa, em sentido amplo.
O CAED para o próximo ano será realizado na modalidade presencial, no período de 26 de fevereiro a 28 de novembro 2024, com aulas regulares das 9h às 12h40, nas terças, quartas e quintas-feiras, além de outras atividades eventuais fora destes períodos, como palestras com autoridades no campus, visitas em Brasília e nos arredores, além de três Estudos Interdisciplinares de Campo (EIC), sendo dois realizados no Brasil e um internacional. Os EIC possuem duração de uma semana completa.
No dia 24/10 de 2023, a Escola Superior de Defesa (ESD) deu início ao aguardado Exercício de Crise Internacional, que integra o currículo do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) deste ano. Participaram da atividade 16 oficiais superiores do Exército Brasileiro. O Exercício marca a etapa final do calendário letivo.
EXERCÍCIO DE CRISE INTERNACIONAL
O Exercício de Crise Internacional aborda sempre uma situação de crise entre países, explorando interesses geopolíticos alinhados e conflitantes no plano internacional.
O objetivo é criar uma simulação próxima da realidade, em que países fictícios interagem de maneira didática em um cenário global hipotético.
Além dos países fictícios, os grupos envolvidos atuam simulando diversos organismos internacionais, bem como atores nacionais e internacionais, incluindo chefes de Estado, órgãos de mídia e Organizações Não Governamentais.
O Exercício de Crise Internacional do CAED é uma oportunidade para os alunos da Escola Superior de Defesa aprimorarem suas habilidades de tomada de decisão em um ambiente desafiador e complexo, contribuindo para uma formação sólida e abrangente no campo da defesa e segurança internacional.
O Exercício consolida os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo, em que foram abordados temas como Geopolítica, Relações Internacionais, Diplomacia, Segurança e Defesa.
INTERRELACIONAMENTO
A atividade ainda contou com a participação da Universidade Católica de Brasília, que contribuiu com professores e estudantes dos cursos de Relações Internacionais e de Comunicação Social. Participam do CAED oficiais superiores das Forças Armadas e servidores da Alta Administração Federal.
A turma do CAED-2023 é composta por 104 alunos, sendo 54 militares das três Forças Armadas, cinco militares das Forças de Segurança Pública Estaduais, 42 civis e três alunos de Nações Amigas (Argentina, Índia e Peru). O grupo é proveniente de 42 instituições e órgãos da administração pública federal e dos estados.
Mais informações no site https://www.gov.br/esd/pt-br/a-esd/cursos/caed