Em 2023, a Marinha do Brasil abriu inscrições para oficiais RM3, uma modalidade de ingresso voluntário com contratos anuais renováveis por até 8 anos, dependendo do interesse mútuo da força e do voluntário. As inscrições foram até o dia 23 de julho. Muitos profissionais experientes tem buscado informações na seção de concursos da Revista Sociedade Militar e em sites da Marinha do Brasil e já aguardam a abertura do processo seletivo de 2024. Entretanto, a Marinha ainda não informou sobre número de vagas e profissões que poderão ser incluidas no eventual processo seletivo.
… comprovada competência técnico-profissional ou notável conhecimento científico para o serviço ativo da Marinha, de forma voluntária e temporária, especialmente nas áreas de ciência e tecnologia, medicina e educação…
O programa não é um concurso público, pois não oferece vínculo permanente, mas seleciona profissionais graduados de ambos os sexos, com idades entre 18 e 62 anos até 31 de dezembro do ano de incorporação.
Os aprovados, após um período de adaptação, podem ser promovidos a oficial RM3 no posto de Capitão de Corveta, com possibilidade de promoção até Capitão de Fragata. Em 2023, o salário bruto para um Capitão de Corveta era aproximadamente R$ 21.060,00, variando conforme o número de dependentes e outros fatores. A Revista Sociedade Militar informou que o processo seletivo de 2023 já está em andamento, mas novas oportunidades podem surgir em 2024.
Algumas das profissões solicitadas no processo seletivo de 2023
Acústica Submarina |
Ciência da Computação |
Engenharia Química |
Engenharia Eletrônica |
Nanotecnologia/Engenharia Química |
Engenharia de Produção |
Química ou Engenharia Química |
Informática |
Oceanografia |
Engenharia de Telecomunicações |
Sistemas de Informação |
Engenharia Nuclear |
Educação Física |
Medicina – Radioterapia |
Medicina – Radiologia Intervencionista |
Medicina – Medicina de Emergência |
Medicina – Cirurgia Torácica |
Medicina – Cardiologia |
Medicina – Ginecologia |
Medicina – Cirurgia Oncológica |
Pedagogia |
A base legal para as contratações é o Decreto 9530 de 2018. Os Oficiais Temporários são membros da Reserva da Marinha, servindo de forma transitória e regional por até 96 meses. A remuneração segue a Lei de Remuneração dos Militares, e o serviço – como acima mencionado – pode ser prorrogado anualmente a critério do Comando de Distrito Naval.
Os requisitos devem ser verificados no aviso de convocação, quando o mesmo for divulgado, mas incluem ser brasileiro nato, ter idade entre 18 e 62 anos na data de incorporação, possuir bons antecedentes e competência técnico-profissional ou cultura científica.
Requisitos para a aprovação
- Ser voluntário.
- Ser brasileiro nato.
- Ter entre 18 e 62 anos de idade até a data da incorporação.
- Possuir bons antecedentes de conduta.
- Possuir reconhecida competência técnico-profissional ou notória cultura científica.
- Estar em dia com obrigações eleitorais e militares.
- Não ser portador de Certificado de Isenção do Serviço Militar devido às suas condições morais, físicas ou mentais.
- Ter, no máximo, seis anos de tempo de Serviço Militar. Caso tenha prestado.
- Não estar na condição de réu em ação penal.
- Atender aos índices mínimos de padrões psicofísicos admissionais.
- Efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
- Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
- Apresentar a Certidão de Antecedentes da Justiça Militar, Certidão da Justiça Federal e Estadual.
Dados biográficos
O processo seletivo inclui prova objetiva, verificação de dados biográficos e documental, inspeção de saúde, teste de aptidão física, prova de aula para candidatos da área de magistério e designação para incorporação. Os candidatos devem acompanhar as datas e locais das etapas, principalmente através dos canais oficiais das Forças Armadas, nesse caso, da Marinha do Brasil.
Em 2023, foram oferecidas vagas em áreas como Ciência e Tecnologia, Medicina e Magistério. A prova objetiva tem duração de 3 horas, com 50 questões de múltipla escolha sobre Formação Militar-Naval. Os candidatos devem levar comprovante de inscrição e documento de identificação, e não é permitido o uso de dispositivos eletrônicos ou material não autorizado.
Em 2023 alguns dos candidatos classificados na prova objetiva possuem doutorado
Um dos selacionados em 2023 – Andre N.A., possui 15 anos de experiência de trabalho na Petrobrás e “Possui graduação em ENGENHARIA ELETRÔNICA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em 2016 pela COPPE/UFRJ em engenharia elétrica…“.
Outro dos selecionados – K. Alves B. P. – tem nível de Pós Doutorado. Segundo a plataforfa Lattes, ele é: “Pesquisador nível pós-doutorado, atuando na área de inibidores de incrustação inorgânica. Doutorado e Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ). Graduação em Bacharelado em Química… Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq por três anos, realizando projetos na área de polímeros e avaliação da qualidade de produtos naturais. Experiência na indústria farmacêutica após realizar estágio no Laboratório Farmacêutico da Marinha, onde atuou nos setores de metrologia e controle de qualidade.:
Essas informações não substituem em qualquer hipótese os avisos de convocação e demais documentos oficiais publicados em sites das Forças Armadas e/ou no Diário Oficial da União, que devem ser consultados.
…
Revista Sociedade Militar – Concurso Militares, concursos para as Forças Armadas, Convocação de Voluntários