Desde o final de 2022, após os resultados das eleições, os setores de comunicação social do Exército Brasileiro têm lutado intensamente para reconquistar a opinião pública. A primeira grande ordem do General de Exército Tomás Miné, escolhido pelo atual presidente para liderar a força terrestre, foi publicada na Revista Sociedade Militar no início da gestão do novo comandante do Exército, a determinação foi para focar no fortalecimento da imagem, visando apresentar a instituição como uma organização apolítica e integrada à sociedade.
“Fortalecimento da imagem do Exército como instituição de Estado, apolítica, apartidária, coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão”.
No início do ano, a força terrestre chegou a restringir a participação do público nos campos de comentários de suas redes sociais. Entretanto, cerca de um mês depois, decidiu reabri-los, permitindo novamente a interação com a sociedade.
Passado quase um ano após as novas diretrizes de seu comandante, o Exército Brasileiro, assim como as demais Forças Armadas, ainda enfrenta desafios com os chamados detratores. Pessoas que durante muito tempo acreditaram que os militares poderiam assumir novamente o controle do país e que agora – decepcionados – se dedicam a tentar denegrir a imagem das instituições armadas, publicando comentários, vídeos e imagens de forma incessante e dominando as discussões nos espaços abertos para interação do público nas redes sociais oficiais.
O Exército nesse início de dezembro de 2023 anunciou que o soldado MAX, uma inteligência artificial criada para interagir com a sociedade e atuar como relações públicas, ganhou novas habilidades, se ‘formando” como terceiro-sargento. Entretanto, não é só o Exército que se aproveita das novas tecnologias para melhorar a comunicação, a tropa de oposição, chamados também de detratores, cidadãos insatisfeitos com a atuação das Forças Armadas, com a popularização das plataformas grátis de criação de imagens com o uso de inteligência artificial, tem usado e abusado da criatividade para criar ilustrações que associam os militares à termos como melancia, comunismo e submissão ao presidente Lula.
Segue abaixo algumas das imagens mais postadas por cidadãos nas redes sociais do Exército Brasileiro.
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar