A liderança da 1st Brigada de Assistência às Forças de Segurança (SFAB) do Exército dos Estados Unidos e da Força de Defesa da Guiana (GDF) estiveram reunidos nos dias 27 e 28 de novembro. A reunião foi apra selar a parceria entre os dois países e – de maneira sutil – para demonstrar que os EUA podem estar dispostos a apoiar os militares da Guiana em caso de invasão de seu território.
“… com o seu foco no reforço das capacidades das forças parceiras, é uma prova dos esforços de colaboração entre as nossas nações. Esperamos ver o impacto positivo contínuo…”
Em setembro, o representante da Venezuela revelou em uma reunião da ONU que os EUA já decidiram estabelecer uma base militar na região de Essequibo, alvo do litígio no norte da América do Sul.
“Denunciamos que o governo dos Estados Unidos da América pretende militarizar a situação. O Comando Sul pretende estabelecer uma base militar no território contestado… (disse o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Yvan Gil Pinto)”
Segundo o site oficial da Embaixada dos Estados Unidos na Guiana, as forças de defesa dos Estados Unidos e da Guiana discutiram os próximos compromissos para incluir sessões e processos de planeamento estratégico para melhorar a prontidão militar e as capacidades de ambos os países para responder às ameaças à segurança.
O SFAB é uma unidade especializada do Exército dos EUA criada para aconselhar e ajudar as nações parceiras. Desde 2022, o SFAB realizou vários exercícios de formação conjuntos com o GDF para reforçar a sua capacidade e capacidade a nível táctico e operacional.
Os Conselheiros da SFAB declararam: “Estamos gratos pela oportunidade de treinar com as Forças de Defesa da Guiana como nossos parceiros e amigos. Esperamos aprofundar a parceria nas próximas semanas e meses.”
O Oficial de Estado-Maior Um do GDF, General Três – Operações e Treinamento – Tenente Coronel Andy Pompey disse: “A última iteração do treinamento militar dos EUA aqui na Guiana foi de enorme benefício para o Corpo Médico e o 4º Batalhão de Engenheiros. A transferência de conhecimento e experiência dos nossos homólogos dos EUA sob os auspícios da SFAB equipou os nossos membros com competências inestimáveis que são directamente aplicáveis à natureza dinâmica do nosso ambiente de segurança moderno.
Ao testemunharmos os resultados positivos desta formação, estamos confiantes de que os benefícios serão duradouros, impactando não só as capacidades operacionais da nossa força, mas também o crescimento profissional de cada membro. O programa SFAB, com o seu foco no reforço das capacidades das forças parceiras, é uma prova dos esforços de colaboração entre as nossas nações. Esperamos ver o impacto positivo contínuo do treinamento SFAB dos EUA em nossa força.”

Os EUA e a Guiana desfrutam de uma parceria de segurança de longa data, marcada por uma forte colaboração entre o SOUTHCOM e o GDF, focada na preparação para desastres, assistência humanitária, segurança marítima, direitos humanos, desenvolvimento profissional, missões de defesa e segurança pública e combate ao crime transnacional.
https://gy.usembassy.gov/u-s-army-guyana-defence-forces-strengthen-military-partnership/
Revista Sociedade Militar