A Força Aérea Brasileira (FAB) informou por meio de sua assessoria de imprensa que o horário para entrega de doações nas bases de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro passaram a ser até às 16h.
Anteriormente, as doações estavam sendo recebidas até às 18h.
Quem tiver interesse em realizar doações para as vitimas das chuvas no estado do Rio Grande do Sul deve, portanto, deve se dirigir até a base aérea no horário das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com a FAB, a mudança é necessária para “direcionar ainda mais os trabalhos dos militares no preparo e no transporte das doações, em cooperação com órgãos responsáveis pelos transportes rodoviário, ferroviário e marítimo, além do aéreo”.
A FAB informa também que não há data limite para encerramento da campanha de arrecadação de donativos.
Mais de 1.700 toneladas já foram despachadas
Mais de 1.700 toneladas de donativos foram despachadas à Base Aérea de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul até a noite do último domingo, 12 de maio, (12).
A base aérea centraliza o recebimento das cargas que chegam ao estado e coordena a distribuição para os mais de 830 abrigos locais.
O que doar para o RS?
Entre os itens com maior necessidade no momento, segundo a FAB, são colchões em bom estado, cobertores, fraldas, absorventes femininos e roupas de cama e frio.
As doações devem estar em condições imediatas de uso, ou seja, limpas e separadas por categorias para facilitar o trabalho de distribuição. Na hora de doar, por exemplo, é importante separar as roupas por tipo, sexo e idade, como, por exemplo, roupas de inverno, roupas masculinas, roupas de crianças e assim por diante. Sapatos devem ser doados com os cadarços amarrados entre os pares para evitar extravios.
Outra dica da FAB é evitar o uso de sacolas plásticas e dar preferência para caixas de papelão que são mais fáceis de serem transportadas e podem ser identificadas com maior facilidade.