A Samaritan’s Purse, presidida por Franklin Graham, filho do famoso evangelista Billy Graham, está lotando aeronaves e enviando dezenas de toneladas de material de apoio para o Brasil. Já chegaram duas aeronaves ao Rio Grande do Sul. No primeiro vôo, um Boing 757 que decolou em 11 de maio e chegou ao Brasil no dia seguinte, estavam sistemas pessoais de filtragem de água, muitos kits de higiene, cobertores, luz solar e outros itens de ajuda humanitária.
Na segunda aeronave da Samaritan’s Purse que chegou ao Brasil, um DC-8 que aterrisou em 13 de maio na Base Aérea de Canoas, foi entregue ao Rio Grande do Sul algo muito valioso e específico para o problema enfrentado pela população atingida: dez sistemas comunitários para filtragem de água, cada um capaz de fornecer água potável para até 10.000 pessoas por dia, o que totaliza em conjunto uma capacidade de geração de água para até 100 mil pessoas diariamente.

Ao todo os dois vôos trouxeram mais de 40 toneladas de gêneros e equipamentos de primeira necessidade. “Ao lado do nosso avião está escrito ‘Ajudando em nome de Jesus’. Somos uma organização humanitária cristã e nosso objetivo é ajudar qualquer pessoa que pudermos o mais rápido possível “, disse o piloto do Boeing 757, o norte-americano Andrew Klischer.
A instituição arrecada donativos em todo o mundo e está em campanha pelos moradores do Rio Grande do Sul no Brasil. Segundo a Força Aérea Brasileira, a Samaritans Purse está em tratativas com comunidades evangélicas do Rio Grande do Sul para organizar uma rede de apoio.
“A organização também enviou para Porto Alegre (RS), no dia 08/05, profissionais de sua equipe de Resposta Assistida em Desastres. A organização tem atuado em parceria com autoridades e uma rede de igrejas locais para desenvolver ações nas comunidades devastadas e ajudar as famílias deslocadas no sul do país.”
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar