RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Política Internacional

Venezuela chama exercício militar dos EUA na Guiana de provocação e faz ameaças à paz na região

Marinha norte-americana sobrevoou Georgetown com 2 aviões em exercício militar coordenado com a Guiana

por Jefferson S
14/05/2024
A A

A Venezuela criticou o exercício militar coordenado entre EUA e Guiana feito na última quinta-feira, 9 de maio, quando 2 aviões norte-americanos sobrevoaram a capital Georgetown.

Yván Gil, ministro das Relações Exteriores, disse que o sobrevoo “ameaça a zona de paz” acordada em dezembro de 2023 por Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e Irfaan Ali, presidente da Guiana.

Vladimir Padrino López, ministro da Defesa venezuelo, classificou a manobra como parte das “repetidas provocações” dos Estados Unidos, inimigo histórico do chavismo. 

“Nosso Sistema Integral de Defesa Aeroespacial permanece ativado em caso de qualquer tentativa de violação do espaço geográfico venezuelano, incluindo nosso Território de Essequibo”, postou Padrino na rede social X (antigo Twitter).

Após a Embaixada Americana informar sobre a operação, a Guiana confirmou o exercício militar. “O governo da Guiana aprovou o sobrevoo de dois F/A18F Super Hornets da Marinha dos Estados Unidos em Georgetown”. 

A Venezuela passou a reivindicar mais intensamente o território de Essequibo, hoje administrado pela Guiana, em 2015, após a descoberta de campos de petróleo. A área tem cerca de 160 mil km², equivalente a 70% do território guianense, e também é rica em minerais. 

Em 3 de abril deste ano, Maduro chegou a publicar uma lei que cria uma província venezuelana em Essequibo, por mais que toda a comunidade internacional reconheça o território como pertencente à Guiana.

A partir desse documento, chamado de Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo, o país proíbe a divulgação do mapa político da Venezuela sem a inclusão do território.

Em 3 de dezembro de 2023, Maduro promoveu um plebiscito para consultar a população sobre a anexação do Estado. De acordo com a Venezuela, 95% dos eleitores aprovaram a medida. 

Por fazer fronteira com a Guiana e a Venezuela, as Forças Armadas Brasileiras ampliaram a presença de militares na região. Por terra, o único caminho possível para a Venezuela invadir a Guiana é passando pelo Norte de Roraima, algo que o Brasil já afirmou não permitir em hipótese alguma. 

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Além das motos e carros: Honda surpreende com motores usados por militares, geradores que salvam vidas e tecnologias que operam onde tudo falha 09/05/2025
  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.