A Força Aérea Brasileira (FAB) já distribuiu mais de 30 toneladas de donativos por meio de lançamento aéreo nas regiões atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul.
A ação está sendo realizada com a ajuda da aeronave C-105 Amazonas. De acordo com a FAB, somente na última sexta-feira, dia 07, foram enviadas cerca de 4,3 toneladas na região de Pelotas (RS).
A cidade foi uma das mais afetadas por estar às margens da Lagoa dos Patos, que recebe água de quase todas as bacias hidrográficas do Centro e do Norte gaúcho.
Com isso, o alagamento na região acabou resultando no bloqueio de todas as estradas que dão acesso à cidade, fazendo com que a população ficasse ilhada, tendo que receber os mantimentos por via aérea, situação que se estende até o momento.
A missão foi cumprida pelo Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça.
“Sabemos da importância de cumprir tal objetivo, especialmente neste momento delicado pelo qual passa o estado do Rio Grande do Sul, pois muitas regiões continuam alagadas e sem acesso por via terrestre. Nosso sentimento é de verdadeira realização por podermos ajudar de alguma forma neste momento e cumprir mais uma missão, a qualquer dia e a qualquer hora, onde o Brasil precisar”, afirmou o Comandante da aeronave, o Tenente Aviador Diogo Dâmaso Calixto Barros.
A FAB informou que os donativos lançados foram preparados na Base Aérea de Canoas (BACO) em conjunto com o Exército Brasileiro (EB).
Os militares realizaram a ação em equipamentos e paraquedas sob as cargas montadas no método CDS (do inglês Container Delivery System). Além do trabalho de instalação, os militares também realizaram o recolhimento do material em solo, após o lançamento aéreo.
As doações estão sendo distribuídas dentro da Operação Taquari 2, que atende o estado desde o inicio do mês de maio.