Neste sábado, 3 de agosto de 2024, a judoca Beatriz Souza, atleta de alto rendimento apoiada pelo Exército Brasileiro, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas. A vitória de Bia Souza não só trouxe muito orgulho ao país, mas também impulsionou o Exército Brasileiro ao topo das menções nas redes sociais, já que a atleta faz parte dos quadros de atletas de alto rendimento apoiados pela instituição, ela possui a graduação de terceiro-sargento.
A sargento e judoca Beatriz Souza, que levou para casa um prêmio de 240 mil reais, foi o centro das atenções por várias horas no “X”, antigo Twitter, aparecendo em mais de 4 milhões de postagens. A conquista – segundo o portal Trends24 – manteve seu nome no topo do TRENDS TOPICS por 17 horas consecutivas, consolidando sua posição como uma das figuras mais comentadas do dia.
O Exército Brasileiro, que vem enfrentando uma baixa de status nas redes sociais devido a questões políticas e à polarização no Brasil, acabou se beneficiando do momento para ganhar visibilidade. Com mais de 2 milhões de seguidores na plataforma, a força armada terrestre, chefiada pelo General de Exército Tomás Miguel Miné, viu finalmente seu nome ressurgir entre os assuntos mais discutidos na rede social de Elon Musk, pela primeira vez em muito tempo. O Centro de Comunicação Social da força se apressou em destacar a vitória de Beatriz em seu site.
Entretanto, mesmo com o grande destaque, a vitória de Beatriz Souza gerou diversas críticas e debates entre os usuários das redes sociais. Enquantos políticos aproveitaram para defender plataformas com base em escolas civico militares, muitos cidadãos questionaram o mérito do Exército na conquista da atleta:
- Paulus Fernandus (@PaulusFer): “Nesse caso, não tem nada a ver com tais escolas o desempenho da atleta. Tem a ver com investimento da qual ela teve acesso por meio de políticas públicas.”
- acerola_azeda (@albhuquerque2): “Ela é fruto do ministério do esporte e política pública eficiente, e não um modelo de educação cara e sem retorno expressivo, diferente dos IF’s que é modelo que mostra resultados.”
- Leo ⚫️🔴💚💖 (@leo_fernandes08): “Se investirem mais em infraestrutura, Brasil seria uma potência!”
- JanjaSincera (@janjasincera): “Ela faz parte do Programa Atletas de Alto Rendimento, criado pelo Ministério da Defesa em 2008. Sim, foi criado no governo LULA.”
- cToRbOTrr cToRbOTrr (@ctorbotrr98876): “Agora mostra o que o exército fez para ela conquistar a medalha. Ela entrou lá como a maioria pra conseguir uma bolsa e se manter. Parem de forçar a barra com esse exército de comedor de picanha com leite condensado e azulzinho e essas escolas.”
Robson Augusto – Revista Sociedade Militar