O recém-construído LHD Trieste, da Marinha Italiana, está pronto para redefinir o poder naval do país. Com sua entrega prevista para novembro, o Trieste será um navio multifuncional capaz de operar os caças F-35B, uma capacidade essencial que o coloca como uma alternativa ao já famoso porta-aviões Cavour. A inclusão de um ski jump durante a construção foi um ponto de inflexão para a decisão de habilitar o navio para operações aéreas avançadas.
Este LHD (Landing Helicopter Dock) foi projetado com o objetivo de oferecer versatilidade em operações anfíbias e aéreas, destacando-se como o maior navio da Marinha Italiana. Sua construção faz parte do programa naval 2014-2015, sendo desenvolvida nos renomados estaleiros da Fincantieri, em Castellammare di Stabia. Com um deslocamento impressionante de 38.000 toneladas e 245 metros de comprimento, o Trieste se inspira no design moderno dos porta-aviões britânicos da classe Queen Elizabeth, ostentando duas ilhas separadas para navegação e controle de operações de voo.
Uma plataforma aérea versátil que coloca o Trieste à frente no cenário naval
O Trieste impressiona por suas notáveis capacidades aeronáuticas. Com um convés de voo de 230 metros de comprimento e 36 metros de largura, ele é capaz de acomodar até nove aeronaves em posições estratégicas. Os dois elevadores de aeronaves, com capacidade de levantar até 42 toneladas, garantem um fluxo ágil de operações entre o convés de voo e os hangares. Além disso, o navio conta com um convés alagável, facilitando a mobilização de veículos anfíbios, como o L-CAC, fundamentais para rápidas operações de desembarque realizadas pela OTAN e outras marinhas europeias.
Essa capacidade coloca o Trieste à frente no cenário naval, oferecendo uma plataforma flexível que pode atuar tanto em operações anfíbias quanto em missões aéreas. O diferencial do Trieste em relação ao Cavour é o seu amplo espaço interno. Ele conta com dois conveses adicionais abaixo do convés de voo, com um hangar de 2.300 m², ideal para o estacionamento de veículos, além de um poço alagável de 55 metros, que pode abrigar até quatro LCM-1E ou um LCAC.
Engenharia naval de ponta com sistema de propulsão avançado mais moderno já instalado em um navio de guerra da marinha italiana
A Marinha Italiana não poupou esforços ao investir em tecnologia de última geração para o Trieste. Seu sistema de propulsão avançado é um dos mais modernos já instalados em um navio de guerra. Equipado com hélices de cinco pás de passo variável, o navio possui estabilizadores retráteis e propulsores que proporcionam uma manobrabilidade excepcional, especialmente em espaços confinados. Isso garante uma performance de navegação altamente eficaz, tanto em mar aberto quanto em portos movimentados.
Construção do Trieste envolveu três estaleiros diferentes
A construção do Trieste começou oficialmente em julho de 2017, com a primeira chapa de aço sendo cortada. A quilha foi assentada em fevereiro de 2018, e o lançamento do navio aconteceu em maio de 2019, em uma cerimônia que contou com a presença do Presidente da Itália, Sergio Mattarella. Esses marcos mostram a rapidez e eficiência do projeto naval, que envolveu três estaleiros diferentes da Fincantieri: a estrutura foi montada em Castellammare di Stabia, o acabamento realizado em Muggiano, e a manutenção do casco feita em Palermo.
Trieste pronto para enfrentar os desafios modernos na marinha italiana
O primeiro teste de mar do Trieste ocorreu em agosto de 2021, ao largo da costa de La Spezia. Durante este período, o navio foi submetido a rigorosos testes de desempenho para garantir que todas as suas capacidades operacionais estivessem dentro dos parâmetros exigidos pela Marinha Italiana. Esses testes foram realizados com sucesso, demonstrando que o Trieste está pronto para enfrentar os desafios modernos das operações navais, sejam elas de natureza anfíbia ou aérea.