O comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, oficializou a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica em Fortaleza-CE (ITA-FZ) nesta segunda-feira, 7 de outubro.
A oficialização se deu por meio de publicação da portaria número 1.509, divulgada pelo Diário Oficial da União. O documento entrará em vigor no dia 29 de outubro.
De acordo com a Aeronáutica, o ITA-FZ tem por finalidade promover, por meio da educação, do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, o progresso da ciência e da tecnologia relacionado com o Poder Aeroespacial, propiciando a formação de profissionais de nível superior, em áreas de interesse do Comando da Aeronáutica e do campo aeroespacial em geral.
Este será o primeiro campus do ITA na Região Nordeste do Brasil. Além de Fortaleza, o Instituto está presente em São José dos Campos (SP).
Em 19 de setembro o MEC (Ministério da Educação) autorizou a implementação da primeira etapa do novo campus na Base Aérea de Fortaleza, cuja criação já havia sido anunciada em janeiro deste ano.
Segundo o governo federal, nessa primeira fase serão destinados R$ 7 milhões para a construção de um bloco voltado a cursos de Engenharia e de um bloco de alojamento. Ao todo, o governo federal prevê R$ 180 milhões em investimentos nas obras.
No dia da autorização do MEC, o ministro da Educação Camilo Santana disse que o novo campus reforça o papel do instituto como centro de pesquisa.
“Este não é um marco apenas para o Ceará, mas para o Brasil como um todo, porque abre uma nova janela de oportunidades para os jovens e reafirma o compromisso com a educação profissional e tecnológica e o ensino superior do país”.