RSM - Revista Sociedade Militar
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Setores Estratégicos Automotivo

Ferrari apresenta motor inovador que promete revolucionar a sustentabilidade: funciona de cabeça para baixo e utiliza hidrogênio como combustível em vez de gasolina.

Em um movimento ousado, a Ferrari revela um motor que funciona de cabeça para baixo e queima hidrogênio, abrindo caminho para uma nova era de mobilidade sustentável, com zero emissões e desempenho de alta velocidade.

por Alves
05/10/2024
A A

A Ferrari, uma das marcas mais renomadas do setor automotivo, acaba de apresentar uma inovação que promete transformar o futuro da mobilidade sustentável. A empresa revelou um motor revolucionário que utiliza hidrogênio como combustível, um marco significativo em sua busca por alternativas aos combustíveis fósseis tradicionais. Esse novo design visa reduzir drasticamente as emissões de carbono, contribuindo para a transição global rumo a fontes de energia mais limpas e sustentáveis.

Com o novo motor movido a hidrogênio, a Ferrari se une a uma crescente lista de empresas comprometidas com a sustentabilidade. A inovação tem como objetivo neutralizar as emissões de poluentes como o dióxido de carbono (CO2) e o óxido de nitrogênio (NOx), elementos-chave responsáveis pelo impacto ambiental gerado pelos motores movidos a combustíveis fósseis. Ao adotar o hidrogênio como uma solução viável, a empresa italiana busca mostrar que velocidade e desempenho podem andar de mãos dadas com a responsabilidade ambiental.

Entre as características mais marcantes desse novo motor está o fato de que ele mantém o som característico dos motores a gasolina, algo muito apreciado pelos fãs de carros esportivos. Além disso, ao não precisar de uma bateria, o veículo fica mais leve, proporcionando uma experiência de condução mais ágil e eficiente. Para os entusiastas de velocidade, essa combinação de sustentabilidade e alta performance é um dos grandes atrativos dessa inovação.

O design do motor também chama atenção por sua configuração incomum: ele funciona de cabeça para baixo, com o cabeçote dos cilindros, cames e válvulas localizados na parte inferior, e o virabrequim em uma posição mais baixa. Essa escolha de layout, apesar de radical, foi vista como uma tentativa de otimizar o uso de espaço e melhorar a performance do veículo. Contudo, o novo formato traz também desafios técnicos, como questões relacionadas à lubrificação do motor.

Para resolver o problema da lubrificação, a Ferrari desenvolveu um sistema de cárter seco e pressurizado, no qual três bombas de óleo garantem que o fluido não fique preso na câmara de combustão. Esse sistema é uma inovação importante que pode resolver problemas mecânicos associados ao novo design invertido do motor.

Em termos de desempenho, o motor utiliza compressores centrífugos movidos por eletricidade, alcançando uma superalimentação eficiente. Essa energia adicional pode ser gerada tanto pelo motor elétrico do eixo dianteiro quanto por um turbo compressor separado, o que garante a potência necessária sem comprometer a sustentabilidade.

Com esse avanço tecnológico, a Ferrari reafirma seu compromisso em buscar soluções sustentáveis para a mobilidade de alto desempenho. O desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio pode se tornar um divisor de águas na indústria automotiva, contribuindo para um futuro mais limpo e eficiente.

Com informações de: Ecoticias

Comentários após os anúncios
Ver Comentários

Artigos recentes

  • Crise no alistamento militar: Defensoria exige regras para pessoas trans no Exército 01/06/2025
  • Pick-up testada na guerra da Ucrânia deve substituir Land Rovers do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil: das 160 defender da Marinha, 110 estão inoperantes 01/06/2025
  • Devastador e silencioso: míssil mais poderoso do Exército Brasileiro pode destruir edifícios inteiros a mais de 300 quilômetros 01/06/2025
  • Panerai lança peça militar secreta, inspirada na Aviação Naval da Itália e feita para sobreviver a zonas de combate: Relógios inspiradores na marinha podem custar mais de R$ 200 mil, sendo um item de luxo no meio militar 01/06/2025
  • Europa em alerta: temor de Putin impulsiona investimentos bilionários de vários países em escudos de guerra israelenses para conter avanço da Rússia 01/06/2025
  • Chocado com o estado dos alojamentos nos quartéis dos EUA!: péssimas condições para os soldados geram reação dura do Secretário da Marinha dos EUA 01/06/2025
  • Ingresso como major, sem concurso e até 63 anos de idade: vagas para a Força Aérea direto como oficial superior 31/05/2025
  • Megaoperação da Força Aérea na Amazônia deve levar até 1.000 atendimentos médicos por dia para população ribeirinha 31/05/2025
  • A canibalização! O que acontece dentro do maior cemitério de aviões do planeta “The Boneyard” 31/05/2025
  • Administração e TI lideram vagas para concurso da Marinha: salário inicia com R$ 4 mil e ao final da carreira pode chegar até R$ 15 mil 31/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e comercial@sociedademilitar.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.