RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança Segurança Pública

O “boi de piranha”! No Rio o crime compensa: análise incômoda e reveladora sobre a segurança pública

por Sociedade Militar
24/10/2024
A A
Crime no Rio - Imagem por IA

Crime no Rio - Imagem por IA

O artigo “O crime compensa?” de Adamo Ferreira aborda a complexa questão da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro, destacando dois episódios recentes de violência que reacenderam o debate sobre o tema. O autor, que é também policial militar, enfatiza a frustração com a constante busca por culpados dentro das forças de segurança, enquanto, em sua visão, as verdadeiras causas dos problemas são estruturais e políticas.

Ferreira, em seu texto “O crime compensa? A celeuma criada em relação à Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro”, argumenta que a violência e o crime são reflexos de leis ultrapassadas, ineficazes e de um sistema penal leniente que, segundo ele, incentiva a criminalidade. Ele critica o Congresso Nacional por sua inércia em reformar leis fundamentais, como o Código Penal e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), e aponta a PEC 115/2015, sobre a redução da maioridade penal, como uma ação paralisada que poderia ajudar a reduzir a insegurança.

O crime compensa? A celeuma criada em relação à Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro

Mais uma vez cria-se uma discussão sobre Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro. Dois dias consecutivos de caos na capital foram o bastante para uma verdadeira “caça às bruxas”.

Já virou praxe a prática de culpabilidade quando as coisas não vão bem nesta área.

Ontem (23/10/2024) tivemos os episódios de crimes e violência desenfreada em relação aos torcedores Uruguaios do Peñarol na Praia do Recreio dos Bandeirantes e hoje (24/10/2024) tivemos o episódio da operação da Polícia Militar no Complexo de Israel que deixou 3 mortos e 3 pessoas feridas, com tiroteio que fechou a Avenida Brasil, gerando um verdadeiro caos no Rio de Janeiro.

Nós, Policiais Militares já estamos acostumados com isso. Diante de tamanha repercussão, já é esperado que apareça um “boi de piranha”, para dar uma resposta à mídia e à sociedade.

Mas deixo aqui a minha opinião pessoal de que se temos culpados nesses dois episódios, são os marginais da lei. Temos também o que vou batizar de “culpa universal”, que vem da inércia de décadas do Congresso Nacional, que insiste em não “mexer” no Código Penal, Código de Processo Penal, Lei de Execuções Penais, ECA e tantas outras leis ineficazes, ineficientes, arcaicas e obsoletas, que inclusive são passivas de fenômeno da não-recepção constitucional, que acontece quando uma nova Constituição Federal é criada e leis e atos normativos anteriores se mostram incompatíveis.

Temos outras ações que diminuiriam e muito a sensação de insegurança que vivemos atualmente, que é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 115/2015), que versa sobre a possibilidade da redução da maioridade penal no Brasil e que encontra-se parada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.

O abrandamento excessivo das penas torna a prática de crimes e violência atrativo e convidativo para as facções criminosas. Temos também a audiência de custódia, progressão de regime, saidões, visitas íntimas e demais regalias que deixam a impressão de que o crime realmente compensa no Brasil.

Parece que a solução para a violência (no pensamento da Esquerda) é colocar câmeras corporais nos policiais, aliás, essa prática tem “engessado” nossos Agentes de Segurança Pública, onde muitos não querem mais agir, por medo de punições e represálias. O problema é que esse fenômeno poderá criar uma situação criminal para o Agente, que é a prevaricação.

Diante de notícias jornalísticas a que tive acesso, há uma chance de que o atual Comandante Geral da PMERJ, que assumiu a pasta em abril deste ano, seja substituído. Conheci o mesmo, que tem um bom diálogo com a tropa e é bem acessível e realmente não vejo como solução para os problemas da Segurança Pública uma eventual substituição do mesmo, já que digo e repito:

O PROBLEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL
NÃO É DE POLÍCIA
 E SIM DE POLÍTICA.

Adamo Ferreira: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – PMERJ. Primeiro Sargento da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Segurança Pública. Instrutor do CFAP. Graduado em Segurança Pública pela UFF. Pós-graduado em Direito Militar pelo Instituto Venturo. Pós-graduado em Polícia Judiciária Militar pelo Instituto Venturo. Conteudista, Legislador e Articulista.

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Trump institui ‘Dia da Vitória’ em 8 de maio e garante que triunfo na Segunda Guerra foi graças aos EUA: “Goste ou não, fomos nós!” 08/05/2025
  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • 10 dias para encerrar: Exército Brasileiro envia mensagem especial aos candidatos ao concurso de Sargento da ESA de 2025 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.