RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Defesa e Segurança

As Forças Armadas seguem no topo da confiança popular, apesar das polêmicas; críticas apontam para desgaste da imagem

Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) acaba de divulgar mais um levantamento sobre confiança popular nas instituições públicas

por Rafael Cavacchini
13/12/2024
A A
Forças Armadas superam partidos e igrejas em confiança: o que isso realmente significa?

Forças Armadas superam partidos e igrejas em confiança: o que isso realmente significa? Foto: Revista Sociedade Militar

Pesquisa do IPESPE coloca Forças Armadas como instituição mais confiável do Brasil

Sabe aquelas pesquisas que mostram como os brasileiros enxergam suas instituições? Pois bem, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) acaba de divulgar mais um levantamento. Surpreendemente, as Forças Armadas lideram o ranking de confiança da população. Mas será que esse prestígio é tão sólido quanto parece?

Forças Armadas no topo

O estudo, com o título “A democracia que temos e a democracia que queremos”, entrevistou 3 mil pessoas, de todas as regiões do país, entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro. Os resultados apontam que 58% dos entrevistados confiam nas Forças Armadas. Isso coloca Exército, Marinha e Aeronáutica à frente de instituições como igrejas, imprensa, redes sociais e – não surpreendentemente – partidos políticos. Estes últimos costumam invariavelmente estar no fundo do poço em pesquisas desse tipo.

Exército, Marinha e Aeronáutica lideram confiança no Brasil: mérito ou falta de opção?
Exército, Marinha e Aeronáutica lideram confiança no Brasil: mérito ou falta de opção? Foto: Reprodução / Exército Brasileiro

Essa confiança é atribuída ao trabalho das Forças Armadas em prol do país. Atividades como apoio em desastres naturais, missões de paz internacionais e a logística em eleições são exemplos frequentemente citados para justificar essa percepção positiva.

O lado B da confiança

Por mais que esses números sejam impressionantes, não sobrevivem imunes a polêmicas. A credibilidade das Forças Armadas é um tema complexo, principalmente após os últimos anos, marcados por episódios que desgastaram sua imagem em certos setores da sociedade. A atuação de militares em cargos civis durante o governo Bolsonaro, por exemplo, gerou críticas sobre o possível envolvimento político da instituição. Trata-se de algo que, historicamente, as Forças Armadas tentaram evitar desde a redemocratização.

Além disso, surgiram acusações de que a presença militar em órgãos civis teria aumentado a ineficiência e dado margem para polêmicas, como os gastos excessivos com itens supérfluos. Isso levou muitos a questionarem se a confiança na instituição é mesmo homogênea ou se varia conforme o contexto e o público.

Mérito ou tradição?

Vale lembrar que a confiança nas Forças Armadas tem raízes históricas. Desde o fim do regime militar, a instituição conseguiu reconstruir sua imagem como um pilar de estabilidade, mantendo sobretudo certa distância da política. Mas será que isso é mérito exclusivo das Forças ou reflexo da falta de opções? Afinal, quando partidos políticos, redes sociais e até igrejas perdem espaço na opinião pública, as Forças Armadas acabam sendo vistas como um porto seguro – mesmo que nem todos concordem com essa percepção.

Esse não é o primeiro estudo a colocar as Forças Armadas no topo da confiança popular. Levantamentos de outros institutos já apontaram resultados semelhantes, reforçando a ideia de que a instituição ocupa um lugar especial no imaginário nacional. No entanto, as nuances das pesquisas muitas vezes são deixadas de lado: quem são esses 58% que confiam? Jovens, idosos, moradores de grandes centros urbanos ou do interior? E o mais importante: como a confiança muda diante de eventos específicos?

Seja por mérito, tradição ou falta de alternativas, as Forças Armadas continuam sendo um dos poucos pilares estáveis em um cenário institucional desgastado. A pergunta que fica é: essa confiança é suficiente para enfrentar os desafios de um Brasil cada vez mais polarizado?


Revista Sociedade Militar

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Polícia Judicial: inscrições com dias contados! Não perca a oportunidade de trabalhar em um destes tribunais e conquistar liberdade financeira na carreira dos seus sonhos 14/05/2025
  • Exclusivo: Presídio civil abre portas para militar da Marinha condenado pelo 8 de janeiro 14/05/2025
  • Como são as provas da ESA? Entenda as etapas do Concurso para Sargento do Exército: inscrições terminam nesta semana 14/05/2025
  • Operação Guacamaya: Militares brasileiros teriam atuado ao lado dos EUA em operação secreta para retirar opositores da embaixada argentina em Caracas, na Venezuela? Bastidores levantam suspeitas 14/05/2025
  • O general designado para operação de segurança de líderes mundiais e comitivas na Cúpula do Brics 14/05/2025
  • As motocicletas militares do Brasil que são usadas desde a Guerra Mundial 14/05/2025
  • Marinha abre mais de 300 vagas de nível médio para Oficiais da Marinha Mercante! Saiba como participar 14/05/2025
  • Embraer abre 200 vagas de estágio com bolsas de até R$ 2.400 para estudantes de todo o Brasil 14/05/2025
  • O letal submarino brasileiro SN-10 Almirante Álvaro Alberto: a arma silenciosa da Marinha do Brasil que promete colocar o Brasil entre as nações com maior poder de dissuasão do planeta 14/05/2025
  • Crise na Embraer: produção dos jatos KC-390, A-29N Super Tucano e Gripen corre risco com greve em São José dos Campos. Sabotagem? 13/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.