A Embraer anunciou “um pedido firme de um cliente não revelado” para 6 aeronaves de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano.
Segundo o anúncio, divulgado no site da companhia nesta segunda-feira, 30 de dezembro, esse pedido será incluído na carteira de encomendas do 4º trimestre de 2024 e as entregas devem ocorrer em 2026.
Ainda segundo a Embraer, as aeronaves serão equipadas com capacidades aprimoradas para realizar missões como interdição aérea, apoio aéreo tático, patrulha marítima, ataque marítimo e outras operações de defesa territorial.
Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer, considera a aeronave ideal para muitos países.
“O A-29 é líder mundial em sua categoria porque é uma aeronave extremamente avançada, confiável e com experiência comprovada”.
O A-29 Super Tucano é líder global em sua categoria, com mais de 290 unidades encomendadas, acumulando mais de 570.000 horas de voo, sendo 60.000 delas em combate. Em 2024, a Embraer anunciou novas vendas do Super Tucano para a Força Aérea Portuguesa (A-29N), Força Aérea Uruguaia e Força Aérea Paraguaia.
A-29 e KC-390 lideram exportações do Ministério da Defesa
No dia 1º de novembro, o Ministério da Defesa anunciou que o país alcançou novo recorde de autorização de exportações de produtos e serviços, alcançando a marca de R$ 9,53 bilhões, o melhor índice dos últimos 11 anos.
O KC-390 Millennium e o A-29 Super Tucano são os preferidos do mercado internacional e, até a data em questão, respondiam por mais de R$ 2,86 bilhões do montante e tinham como principais mercados importadores Dinamarca, Hungria, Estados Unidos e Portugal.
Mais informações sobre o A-29 Super Tucano
Com 11,4 metros de largura,11,38 metros de comprimento e 3,97 metros de altura, o A-29 Super Tucano é dividido em 3 segmentos: ataque leve, reconhecimento armado e treinamento tático.
As aeronaves de ataque leve são úteis para suporte aéreo em proximidade, operações especiais, coordenador tático e controlador de avanço, interdição e patrulha aéreos .
As de reconhecimento armado são usadas em ações de vigilância, identificação e monitoramento de potenciais atividades ilegais no litoral e apoio à segurança de navios mercantes e outras infraestruturas marítimas.
Já as de treinamento tático oferecem treinamento eficiente e abrangente para pilotos, do básico ao operacional, com treinamento em combate, uma vez que inclui recursos de simulação integrados. P
Com proteção de blindagem para munições de 0,5″ e 7,63 mm, o A-29 Super Tucano dispõe de 2 metralhadoras .50 internas, 2 tanques, sensores EO/IR que fazem coleta de imagens em operações diurnas e noturnas para conhecimento de alvos e indicador de laser integrado para designação de alvo e ataque preciso e 2 LGBs GBU-12 (bombas guiadas a laser).
Entre os sistemas, destacam-se o ARTU (unidade automática de compensação do leme), que permite operação de decolagem com potência máxima do motor, sistema de identificação de aliado ou inimigo (IFF) e sistema de gestão dos dispositivos externos (SMS) integrado às 5 estações padrão Otan.