O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, transformou 5 Grupamentos de Fuzileiros Navais em Batalhões de Operações Litorâneas.
As mudanças aconteceram no dia 14 de janeiro e foram oficializadas nesta quinta-feira, 16 de janeiro, por meio de publicação no DOU (Diário Oficial da União).
Portaria número 1 – O Grupamento de Fuzileiros Navais de Santos (GptFNSantos) passa a se chamar 4° Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (4°BtlOpLitFN).
Portaria número 2 – O Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG) passa a se chamar 5º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (5°BtlOpLitFN)
Portaria número 3 – O Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro (GptFNRJ) passa a se chamar 1° Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (1°BtlOpLitFN).
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa) passa a se chamar 2° Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (2°BtlOpLitFN).
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) passa a se chamar 3° Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais (3°BtlOpLitFN).
Além disso, por meio da Portaria número 4, Olsen alternou a denominação do Comando da Tropa de Reforço (ComTrRef) para Comando da Divisão Litorânea (ComDivLit).