RSM - Revista Sociedade Militar
  • AO VIVO
  • Página Inicial
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Concursos e Cursos
  • Gente e Cultura
RSM - Revista Sociedade Militar
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Setores Estratégicos Economia

O maior túnel subaquático do mundo: investimentos de mais de R$ 39 bilhões e aço suficiente para a construção de 50 Torres Eiffel, Fehmarnbelt promete conectar Dinamarca e Alemanha em 7 minutos

Fruto de investimentos bilionários, o maior túnel subaquático do planeta é um marco na construção civil com 18 km de extensão, promete vida útil de pelo menos 120 anos e revolucionar o transporte no mundo

por Flavia Marinho
26/01/2025
A A
Imagine atravessar de carro ou trem entre Dinamarca e Alemanha em apenas 7 minutos, passando por um túnel submerso que representa um dos maiores investimentos em infraestrutura da Europa. Com 18 km de extensão, o Túnel Fehmarnbelt será o maior túnel subaquático do mundo, revolucionando o transporte e a conexão entre os dois países.
Esta obra monumental, que usa aço suficiente para construir 50 Torres Eiffel, é um marco na construção civil e promete reduzir emissões de CO2, encurtar distâncias e impulsionar o comércio regional. Curioso para saber mais sobre essa grandiosa construção? Descubra todos os detalhes e impactos deste megaprojeto!

Investimentos bilionários nesta obra ambiciosa é um marco na construção civil e na engenharia de transporte

O Túnel Fehmarnbelt, futuro maior túnel subaquático do mundo, promete transformar a maneira como Dinamarca e Alemanha se conectam. Com 18 km de extensão, ele proporcionará uma travessia em apenas 7 minutos de trem ou 10 minutos de carro, oferecendo uma rota muito mais rápida e conveniente do que as balsas usadas atualmente.

Investimentos bilionários nesta obra ambiciosa é um marco na construção civil e na engenharia de transporte, com uma previsão de conclusão para 2029. Hoje, o trajeto entre Rodbyhavn, na Dinamarca, e Fehmarn, na Alemanha, é feito apenas por balsa, levando cerca de 45 minutos para ser completado. Com a nova estrutura, a ligação entre os dois países será muito mais ágil.

Uma nova rota entre Dinamarca e Alemanha

O Túnel Dinamarca-Alemanha criará uma nova rota que, além de rápida, será a mais curta entre a região escandinava e o restante da Europa. A obra está em andamento desde 2020 do lado dinamarquês e começou em 2021 no lado alemão, com a responsabilidade da empresa Femern A/S, que supervisiona um investimento de mais de US$ 7,1 bilhões (aproximadamente R$ 39 bilhões na cotação atual).

Além da conexão facilitada, o túnel também terá um impacto ambiental positivo, contribuindo para a redução de emissões de CO2. Isso ocorre porque a rota mais curta ajudará a diminuir o tráfego nas estradas e a necessidade de balsas, resultando em menos poluição. Dessa forma, o túnel é um projeto de construção rumo a um transporte mais sustentável.

Fehmarnbelt é um dos maiores investimentos em projetos de infraestrutura da Europa, exigindo 360 mil toneladas de aço para sua construção, suficiente para erguer 50 Torres Eiffel

O Túnel Fehmarnbelt é um dos maiores investimentos em projetos de infraestrutura da Europa, exigindo 360 mil toneladas de aço para sua construção. Para se ter uma ideia da grandiosidade, essa quantidade de aço seria suficiente para erguer 50 Torres Eiffel, ícone da arquitetura mundial e um dos maiores símbolos da engenharia.

Os investimentos na obra também envolve a dragagem de 19 milhões de metros cúbicos de areia, pedra e solo para acomodar o túnel submerso no fundo do Mar Báltico. No local, trabalham dezenas de embarcações e centenas de marinheiros, que estão encarregados de submergir as partes construídas e montadas em terra firme.

Tecnologia e precisão na construção do túnel Dinamarca – Alemanha

O túnel é formado por 79 seções padrão e 10 seções especiais, todas com 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 10 metros de altura. Cada uma dessas peças pesa cerca de 73 mil toneladas e são montadas em terra firme antes de serem transportadas por balsa até o local de instalação.

A montagem e a fundição das seções são feitas em solo firme e depois transportadas para o mar, onde são posicionadas a uma profundidade de 40 metros. Essa operação precisa é realizada com o apoio de cerca de 60 a 70 embarcações, empregadas exclusivamente para esta finalidade. Cada seção é cuidadosamente selada e interligada, garantindo a resistência e durabilidade do túnel.

Garantia de 120 anos de operação: projetado para resistir aos desafios do tempo e das condições marítimas

Com uma vida útil estimada em pelo menos 120 anos, os investimentos bilionários no Túnel Fehmarnbelt é projetado para resistir aos desafios do tempo e das condições marítimas. Essa longevidade é assegurada por um rigoroso processo de construção e pelos materiais de alta qualidade empregados, como o aço, essencial para a sustentação da obra.

Quando concluído, o túnel será equipado com trilhos ferroviários, sistemas de ventilação, câmeras, sinalizações e outros itens de infraestrutura técnica. Isso garantirá a segurança e a eficiência tanto para o transporte ferroviário quanto para os motoristas que utilizarão a rodovia submersa.

Investimentos e benefícios de uma nova rota comercial

Além de encurtar distâncias, o Túnel Dinamarca-Alemanha terá um papel crucial na economia da região. A conexão rápida e direta entre os países facilitará o transporte de mercadorias, promovendo um intercâmbio comercial mais ágil e eficiente. Este é um exemplo claro de como grandes investimentos em obras de infraestrutura podem alavancar o desenvolvimento de uma região.

A construção do túnel envolve um vasto canteiro de obras no lado dinamarquês, ocupando uma área comparável a 373 campos de futebol. Essa dimensão destaca a complexidade dos investimentos no projeto e a necessidade de uma logística detalhada para transportar as enormes seções até o local de instalação no fundo do mar.

Investimentos bilionários para as obras do Túnel Fehmarnbelt é um projeto monumental de construção civil que promete revolucionar o transporte no mundo

A assinatura do tratado para o Túnel Fehmarnbelt ocorreu em 2008, mas desafios legais e ambientais adiaram o início das obras por mais de uma década. Agora, com a construção em andamento, a previsão é de que o túnel esteja completo em 2029, marcando o início de uma nova era no transporte entre Dinamarca e Alemanha.

Investimentos bilionários para as obras do Túnel Fehmarnbelt é um projeto monumental de construção civil que representa um passo importante para um futuro de conexões mais rápidas, práticas e sustentáveis. Ative as notificações e fique atento no Sociedade MIlitar para acompanhar as novidades dessa obra que promete fazer história!

Ver Comentários

Artigos recentes

  • Militares veem a História como meio de aplicar estratégias aos desafios atuais — “É necessário entrar nas Academias e fazer uma mudança no ensino militar”, diz jornalista 08/05/2025
  • Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras 08/05/2025
  • GUERRA em MINUTOS! Conheça a Guerra Anglo-Zanzibari, a guerra mais curta da história, durou menos de 45 min, mas mudou TUDO! 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio 08/05/2025
  • A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA 08/05/2025
  • Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso 08/05/2025
  • Concurso EsPCEx encerra inscrições nesta semana! Fique atento ao prazo e não perca a chance de se tornar um militar de carreira 08/05/2025
  • Senado aprova aumento de cotas para negros em concursos públicos: saiba o que muda a partir de agora 08/05/2025
  • 10 dias para encerrar: Exército Brasileiro envia mensagem especial aos candidatos ao concurso de Sargento da ESA de 2025 08/05/2025
  • Próximo concurso Diplomata já tem banca definida e edital a caminho: vagas com salários iniciais de R$ 21.926,98 08/05/2025
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade e Cookies
- Informações sobre artigos, denúncias, e erros: WhatsApp 21 96455 7653 não atendemos ligação.(Só whatsapp / texto) - Contato comercial/publicidade/urgências: 21 98106 2723 e [email protected]
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Conteúdo Membros
  • Últimas Notícias
  • Forças Armadas
  • Concursos e Cursos
  • Defesa e Segurança
  • Setores Estratégicos
  • Gente e Cultura
  • Autores
    • Editor / Robson
    • JB REIS
    • Jefferson
    • Raquel D´Ornellas
    • Rafael Cavacchini
    • Anna Munhoz
    • Campos
    • Sérvulo Pimentel
    • Noel Budeguer
    • Rodrigues
    • Colaboradores
  • Sobre nós
  • Anuncie
  • Contato
  • Entrar

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.