A função de adjunto de comando foi criada em 22 de maio de 2015, por intermédio da Portaria nº 103, do Estado-Maior do Exército. Próxima a completar dez anos de existência, a função é atribuída a um subtenente ou primeiro-sargento, que atua como assessor dos comandantes, chefes e diretores, em diversos níveis. A função é desempenhada por militares que possuem destacada liderança, competência profissional e conduta exemplar.
Segundo bibliografia especializada, o Adjunto de Comando, entre outras atribuições, é o difusor da ética e dos valores militares, é o elemento fortalecedor dos padrões do comportamento militar, e também é o facilitador da comunicação entre os comandos locais e os praças – subtenentes, sargentos, cabos e soldados.
Importação do modelo anglófilo
A função do adjunto de comando no Exército Brasileiro reflete uma tendência global nas forças armadas de valorizar a comunicação e o bem-estar dos praças graduados e não graduados.
Essa função foi fundamentalmente criada para garantir que as tropas estejam motivadas e preparadas para cumprir suas missões com eficácia.
No Exército Britânico, o Regimental Sergeant Major (RSM) é responsável por manter a disciplina e a eficiência dentro do regimento. Eles também servem como um intermediário entre os oficiais e os soldados.
No Exército dos EUA, o homólogo do RSM britânico é o Command Sergeant Major (CSM), que desempenha um papel semelhante. Eles são os principais conselheiros dos comandantes em questões relacionadas ao bem-estar dos soldados e à moral da tropa.
As boas práticas do adjunto de comando
Conforme publicado no site do Exército, no dia 4 de fevereiro, o adjunto do comandante do Exército ministrou uma palestra para subtenentes e sargentos na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
O subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston discorreu sobre o tema “O sargento no Exército Brasileiro“, no teatro general Leônidas.
Por volta de 300 subtenentes e sargentos do Batalhão de Comando e Serviços (BCSv) servindo na AMAN participaram da atividade, que abordou valores e boas práticas a serem seguidas.
Em suas palavras finais, o subtenente Siston agradeceu a oportunidade de falar aos militares da AMAN, casa de valores e Escola de líderes do Exército Brasileiro.
Adjunto de comando: “fonte de inspiração”
“A simples presença do adjunto de comando é fonte de inspiração para os militares mais jovens” – essas foram palavras proferidas pelo comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, durante a 16ª Reunião dos adjuntos de comando dos Integrantes do Alto-Comando do Exército, em 5 e 6 de fevereiro.
Essas palavras sugerem a importância que a função de adjunto de comando tem para a Instituição.