Pela primeira vez, a equipe de paratletas militares irá competir em um torneio internacional: o Invictus Games Vancouver Whistler 2025. A delegação brasileira conta com oito paratletas, sendo que cinco compõe as Forças Armadas e três são das Forças Auxiliares de Segurança. Os paratletas irão competir nas modalidades de natação e vôlei sentado.
O evento começa neste sábado, dia 08 de fevereiro, e segue até 16 de fevereiro, em Vancouver, no Canadá. O Invictus Games é uma competição voltada exclusivamente para atletas militares reformados com deficiência física provocada por mutilações ou lesões em combate ou por acometimento de alguma doença debilitante.
O Brasil se tornou uma nação membro da comunidade Invictus no ano de 2024, após um acordo firmado entre o Ministério da Defesa e a Diretoria Internacional de Desenvolvimento da Fundação Invictus Games.
Para o Diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM), da Defesa, General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, esse tipo de competição fortalece ainda mais os valores patrióticos e a inclusão social. “O Brasil participa do Invictus Games, neste ano de 2025, com um time fortalecido, pronto para apresentar ao mundo o poder da resiliência e da união. Convidamos a todos para assistir e apoiar nossos heróis nessa jornada única!”, disse o general.
Invictus Games acontece desde 2014
O Invictus Games foi idealizado pelo Príncipe Harry, Duque de Sussex, e acontece desde 2014 com o objetivo de promover a recuperação e a reabilitação dos atletas militares.
A edição deste ano, a 6º no total, vai reunir aproximadamente 500 competidores de 25 nações competindo em modalidades bem variadas, indo desde esportes adaptados de verão e de inverno, como esqui alpino e snowboard, esqui nórdico e biatlo (esqui e tiro ao alvo), skeleton e curling em cadeira de rodas, além das modalidades tradicionais de remo indoor, vôlei sentado, natação, rúgbi em cadeira de rodas e basquete em cadeira de rodas.
Paradesporto Militar no Brasil
Desde 2023, os militares paratletas das Forças Armadas contam com a Portaria GM-MD n° 4672, que regulamenta a participação dos atletas em competições paradesportivas nacionais e internacionais. A portaria foi assinada na data em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9).
Com o documento, os militares reformados inaptos para o serviço ativo ganham o direito de participar de eventos esportivos representando o país e suas instituições, com todos os custos do treinamento e das participações custeados pelas Forças Armadas.