Essa é a sua chance de conquistar uma vaga para se tornar o mais novo piloto da Força Aérea Brasileira. Isso porque foi divulgado o novo edital de concurso para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) para o ano de 2026. O curso é porta de entrada para a Academia da Força Aérea (AFA), de onde saem os futuros Oficiais Aviadores.
Importante ainda destacar que quem cursa a EPCAR não precisa fazer um novo exame de admissão para a AFA porque parte das vagas é reservada aos alunos que, ao final do curso, tiveram as maiores notas e foram aprovados no TAPMIL.
Para 2026 serão oferecidas 150 vagas destinadas a jovens que possuem idade entre 15 e 18 anos (completados até 31 de dezembro de 2026). As inscrições começam em março e devem ser realizadas diretamente pelo site da Força Aérea Brasileira.
Os candidatos devem ainda comprovar formação completa no ensino fundamental. Isso porque o objetivo do CPCAR é formar os novos alunos no ensino médio, com base em um currículo que abrange os conteúdos do Sistema Nacional de Ensino, mas também traz instruções nos Campos Geral e Militar.
Outros requisitos
Faz parte ainda dos requisitos ser brasileiro, voluntário e não possuir dependentes ou ser casado ou ter relação estável, uma vez que essa condição é incompatível com o regime exigido de internato, de dedicação exclusiva e de disponibilidade permanente peculiar à carreira militar.
As praças especiais que contraírem matrimônio serão excluídas do serviço ativo, sem direito a qualquer remuneração ou indenização. A altura do candidato é outro requisito exigido no edital.
O CPCAR exige que o candidato comprove estatura mínima de 1,64m e máxima de 1,87m, bem como, apresentarem altura sentada máxima de 97,4 cm e mínima de 85,1 cm. A distância nádega/joelho deve ser de no máximo de 65,2 cm e mínima de 55,1 cm. Em relação ao peso, o candidato deve estar entre o máximo de 93,53 kg e mínimo de 58,65 kg, os quais são exigidos pelo fabricante da cadeira de ejeção que equipa a aeronave T-27 Tucano, utilizada na Instrução de Voo da AFA.
Como é o curso?
O curso é ministrado na cidade de Barbacena (MG), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) da Força Aérea Brasileira, com um total de três anos de duração em regime de internato. Durante o curso, o aluno é militar da ativa.
Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma de conclusão do ensino médio e do próprio CPCAR, podendo concorrer para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores – CFOAV, da Academia da Força Aérea – AFA.
Enquanto aluno da EPCAR, o jovem tem direito a alimentação, alojamento, fardamento e assistências médico-hospitalar e dentária, além de remuneração inicial em torno de R$ 1.400.
Inscrições
As inscrições para o curso da EPCAR ficam abertas no período de 06 a 26 de março de 2025 pelo site https://www.fab.mil.br/ingresso/. A taxa é de R$ 100.
Etapas de seleção
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de provas escritas, com conteúdos sobre língua portuguesa, língua inglesa, matemática e redação.
Fora isso, os candidatos também passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação de condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental.
A prova objetiva está prevista para o dia 22 de junho de 2025.
Mais informações
Os interessados podem obter maiores informações acessando o edital disponível neste link. Já as inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico https://www.fab.mil.br/ingresso/.