O HFA (Hospital das Forças Armadas) agora conta com a plataforma Versius, um sistema robótico compacto e portátil com tecnologia avançada, para realizar cirurgias colorretais, gastrointestinais, ginecológicas, hérnias, urológicas e outras especialidades ainda em estudo nas áreas de cabeça, pescoço e tórax.
Para isso, o robô tem braços que se articulam separadamente e conexões que simulam com precisão movimentos do pulso e com pinças ultrafinas.
A cerimônia de recepção da plataforma aconteceu em Brasília na última segunda-feira, 27 de janeiro, e teve a participação do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
A expectativa da Defesa é que, com a aquisição, o HFA ganhe aumento de produtividade, redução de custos e diminuição da taxa de infecção hospitalar.
Para Múcio, a plataforma representa a inserção da vanguarda do desenvolvimento científico.
“Os pacientes terão menos tempo de internação, redução no número de infecções e uma série de outros benefícios, como a redução no uso de remédios. Os médicos terão a chance de operar com mais segurança, porque terão maior controle dos movimentos, com uma visão melhor”.
O Versius é utilizado por diversos hospitais Brasil afora, como Unimed Litoral e Moinho de Ventos, que já realizou centenas de cirurgias com o suporte do sistema.